Serviço Social do HGF lança manual de procedimentos

27 de setembro de 2013 - 02:08

 
A solenidade de lançamento do Manual Operacional de Serviço Social: uma proposta de “padronização” de procedimentos ocorreu na noite dessa quinta-feira, 26/09, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A obra atende a uma demanda institucional do Hospital Geral de Fortaleza que presa pela padronização de procedimentos de todas as atividades profissionais.
 
alt
 
O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, ressaltou a relevância do Manual que tem como objetivo impulsionar cada vez mais um melhor funcionamento do trabalho prestado pelo Serviço Social dentro da unidade. De acordo com ele, os assistentes sociais fazem um trabalho de humanização de suma importância junto aos pacientes que chegam ao hospital. “Eu aqui parabenizo a todos os assistentes sociais que transformaram as ações cotidianas em um trabalho singular”, destacou. Esteve também presente a solenidade o diretor técnico do HGF, Clínio Alves de Souza.
 
A assistente social Ana Rosa Alves da Silva, uma das organizadoras do Manual, apresentou o trabalho aos convidados. De acordo com ela, durante seis meses foram realizados seminários, encontros e debates a fim de construir de forma clara e objetiva uma literatura rica que abrangesse a atuação do Serviço Social dentro da unidade de saúde. Assistentes sociais do HGF e também de outras instituições como da Universidade Estadual do Ceará e da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza participaram da elaboração do Manual.
 
Sem a preocupação de seguir modelos previamente estabelecidos, a obra adota categorias que demarcam o avanço teórico-metodológico e técnico-operativo da profissão ao tempo que compreende a ética da proteção social como direito, prioritário, da sociedade. A base para a criação do Manual Operacional foi a história social dos usuários que recorrem aos profissionais do serviço social do HGF, assim como as diversas teorias psicológicas e antropológicas aprofundadas pelos estudiosos ao longo dos anos.
 
Ainda durante a solenidade alguns profissionais que atuam na área receberam placas em homenagem ao trabalho desenvolvido no Estado. Os agraciados foram o presidente do Conselho Regional de Serviço Social – 3ª Região, Horácio da Silva Frota, o professor e integrante do Comitê de Ética do HGF, Elísio Loiola, a professora e doutora, Liduína Farias Almeida da Costa, a assistente social e mestre Maria Goreti Macedo Lobo de Andrade, a assistente social e especialista Osmarina Rodrigues da Rocha e a professora, doutora e assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Edna Maria Leite Dias.
 
Em todas as placas esta gravada a seguinte mensagem: “Ainda que saibamos que, para muitos dos sujeitos com quem trabalhamos no contexto hospitalar, o crepúsculo da vida se avizinhe, não podemos perder o compromisso com a construção de utopias, com reinvenção da própria vida”, de autoria de Maria Lúcia Martinelli.
 
 

alt

 
 

alt

 

 
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF