Serviço de Odontologia do HGF é referência para o Ministério da Saúde
5 de setembro de 2013 - 16:43
A visita do Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, ao Hospital Geral de Fortaleza, começou cedo. Gilberto Pucca foi recebido pelo Diretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros, pelo chefe do Serviço de Odontologia, Eliardo Silveira Santos e também por cirurgiões dentistas da unidade de saúde. Inicialmente os profissionais fizeram uma apresentação de casos clínicos graves que chegaram à unidade e foram resolvidos. O Diretor Geral falou sobre a relevância do Serviço para a atenção terciária do Estado. Vale ressaltar que o HGF é a única unidade de saúde pública do Ceará que faz cirurgia buco-maxilo-facial reconstrutiva com prótese de articulação temporomandibular, tendo inclusive, este ano, ganho Prêmio de 1º lugar no Seminário de Novas Tecnologias em Saúde, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e Ministério da Saúde.
De acordo com o Coordenador Nacional Ministério da Saúde, a visita é uma forma de avaliar a excelência do serviço prestado. Gilberto Pucca explicou que está vistoriando outras unidades de saúde do país a fim de unificar serviços, criar fluxos de referência e, principalmente, expandir a atenção de média e alta complexidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a visita, o coordenador fez questão de conhecer de perto as instalações do Serviço de Odontologia do HGF. “Esse hospital já tem uma vasta experiência no atendimento odontológico terciário e nós estamos reunindo informações sobre este para aperfeiçoar os outros serviços do país. Nós precisamos que a atenção terciária seja resolutiva”, destacou.
Nesse contexto, aqui no Ceará, existe o Núcleo de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado que atua, principalmente, no fortalecimento da atenção terciária. Por conta disso, também esteve presente à visita a supervisora do Núcleo de Saúde Bucal da SESA, Giselle Pessoa. A representante da secretaria ressaltou que “o Núcleo atua, dentre outros pontos, no comprometimento em identificar, no interior do Estado, pacientes com demandas de alta complexidade de forma mais rápida”.
O chefe do Serviço de Odontologia ressaltou ainda, durante a visita, que o trabalho do Setor é bem vasto e dinâmico. Eliardo Silveira Santos enfatizou as ações do corpo clínico quando se refere a pacientes vítimas dos mais diversos problemas como renais, reumatológicos, oncológicos e neurológicos. “Muitas vezes se faz necessário tratar o paciente do ponto de vista odontológico, para que desta forma a doença diagnosticada não tenha alterações no seu quadro geral. Por exemplo, alguns pacientes que fazem radioterapia sofrem alterações odontológicas importantes”, explica.
O Serviço de Odontologia do HGF atende por semana cerca de 40 pacientes diagnosticados com problemas de alta complexidade. Por mês esse número pode chegar a 1.200 pessoas. Uma equipe multidisciplinar oferece todo o suporte necessário; são nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
Eliardo Silveira Santos, Zózimo Medeiros, Gilberto Pucca e Giselle Pessoa (respectivamente).
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF