Integração, esse foi o tema do II Encontro de Psicólogos da Rede Pública de Saúde
29 de agosto de 2013 - 02:15
Psicólogos do Hospital Geral de Fortaleza se reuniram nessa quarta-feira para falar sobre o papel da psicologia na Rede de Saúde do Ceará, com foco na assistência e no ensino. O II Encontro de Psicólogos da Rede Pública de Saúde reuniu, além dos profissionais do HGF, psicólogos que compõem a Rede de atendimento à saúde do Estado. O evento teve como objetivo promover um intercâmbio de informações entre os profissionais. Novas técnicas de trabalho e a formação de psicólogos no Programa de Residência Multiprofissional foram assuntos pautados durante o encontro.
Representando o HGF esteve o Diretor Médico, Antônio Carlos Morano, que ressaltou a importância do Seminário para a integração do profissional de psicologia no Ceará e o valor da residência em sua formação. De acordo com a coordenadora do serviço de psicologia do HGF, Janieire Rodrigues de Azevedo, o evento é uma ótima oportunidade para a troca de experiências.
O II Encontro de Psicólogosfoi organizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A coordenadora de gestão do trabalho e educação em saúde da Sesa, Lucia Arruda, que representou a pasta, falou que já era possível colher bons resultados com relação à integração dos profissionais psicólogos, obtidos a partir do último encontro.
Durante o evento foram ministradas palestras, entre elas: “As vivências psicológicas no processo saúde doença”. Quem norteou a conversa foi a psicóloga e pesquisadora do Departamento de Psicogenética e Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas, Daniela Danttas. A especialista, que é cearense, afirma que “o evento é como uma atitude desbravadora, por sair do ambiente acadêmico na tentativa de descobrir novos caminhos de interação”.
O desbravar, desmistificar, novos caminhos também foi o que norteou a apresentação da peça teatral “A Morte” encenada pelos integrantes do Projeto Rim Art, desenvolvido no HGF há mais de 10 anos. Com o suporte da psicóloga Gabriele Freire, que atua no serviço nefrologia do HGF, o projeto se destaca por promover atendimento integral aos pacientes renais crônicos, unindo ações de psicologia assim e terapia ocupacional, a fim de auxiliar na recuperação dos transplantados.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF