Programa de Residência em Neurocirurgia do HGF é bem avaliado pelo MEC e SBN
23 de agosto de 2013 - 18:36
O programa de residência médica em neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza foi avaliado na manhã de hoje, 23/08, por uma comissão formada de médicos especialistas da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e do Ministério da Educação. A avaliação é um processo natural que ocorre após a instalação dos programas de residência médica nas instituições.
A residência em neurocirurgia do HGF foi criada no início desse ano. O programa tem um credenciamento provisório do MEC e a partir de agora, com o aval da SBN, deve conquistar o definitivo. As visitas aos programas de residência médica acontecem para verificar se o hospital segue atendendo normas técnicas definidas pelo Governo Federal e, conseqüentemente, manter o credenciamento. Esse vínculo é importante também para manter o fornecimento de bolsas de estudo.
A comitiva foi recebida pelo Diretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros, que expôs uma apresentação sobre o funcionamento do serviço de neurocirurgia. Quantidade de procedimentos cirúrgicos, pacientes atendidos e estrutura física do hospital foram assuntos pautados no relatório. Neste momento, a comitiva fez questionamentos sobre o funcionamento do serviço da especialidade. Em seguida, o grupo percorreu alguns setores do hospital como o Centro de Imagens, a Unidade de Terapia Intensiva, o Centro Cirúrgico e as enfermarias.
Apresentação feita pelo Diretor Geral do HGF – Zózimo Medeiros
De acordo com a representante da Câmara Técnica da Comissão Nacional de Residência Médica, Ana Lúcia Teixeira, a infraestrutura do HGF chama a atenção pela qualidade. “Eu sabia que era um dos maiores hospitais de Fortaleza, especialista em alta complexidade, mas foi uma grande surpresa. Isso é importantíssimo para a região nordeste”, disse. Ela destacou ainda a relevância do estudante de medicina ter a especialidade médica, escolhida por ele, no próprio Estado. “Às vezes muitos se deslocam para São Paulo, por exemplo, e fica complicado de voltarem para trabalhar na própria região. Queremos que eles fiquem nos próprios Estados de origem”, explicou.
Visita a Unidade de AVC do HGF
Outro local visitado pela Comissão foi a Unidade de AVC. O setor é o único do Estado e, além disso, é considerado referência para todo o Brasil. De acordo com o chefe do Setor de Neurologia e também responsável pela Unidade de AVC, João José Carvalho, “a visita é muito bem vinda porque avalia a capacidade do hospital de formar novos médicos. Para se ter um programa de residência médica temos que ter uma estrutura completa que permita realizar os melhores procedimentos”.
Visita ao Centro Cirúrgico do HGF
O representante da Comissão de Credenciamento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Benedicto Oscar Colli, fez questão de deixar claro que a função da Comitiva é avaliar as condições para o ensino da neurocirurgia que, segundo ele, é diferente de ter um bom serviço de atendimento em neurocirurgia. O avaliador explicou que a quantidade de residentes recomendada é de acordo com a quantidade de cirurgias realizadas no hospital.
Corpo clínico da Neurocirurgia e Comitiva MEC / SBN
A Comissão ainda vai elaborar um documento oficial informando o parecer do credenciamento definitivo. Entretanto, Benedicto Colli ressaltou que “Eles têm condições sim de fazer o treinamento de 2 residentes anuais. Um dos critérios para isso é que o Serviço realize pelo menos 300 cirurgias eletivas por ano, para cada residente. Isso significa que o corpo clinico do HGF deve fazer, pelo menos, 600 procedimentos por ano e o hospital está sim nessa média”, concluiu.
Vale ressaltar ainda que do início do ano até agora foram realizados no Hospital Geral de Fortaleza 418 procedimentos pela neurocirurgia.
Residentes em neurocirurgia do HGF – Helano Luiz e Rafael Maia (respectivamente)
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF