Profissionais de enfermagem do HGF passam por treinamento
14 de agosto de 2013 - 21:56
Durante todo o dia de hoje, 14/08, um grupo de profissionais de enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza participou de treinamentos para uso de bombas de infusão de medicamentos. O objetivo é aperfeiçoar e capacitar aqueles que estão na linha de frente do atendimento. Administração de medicação com segurança, interpretação da prescrição médica infundida, tipos e indicações de bombas de infusão, dispositivos de segurança (sensores, alarmes e bateria) e qualidade no manuseio dos equipamentos foram alguns temas abordados no encontro.
O treinamento foi comando pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A equipe do Instituto está percorrendo vários estados brasileiros, ao todo serão 30 instituições visitadas. No Ceará apenas duas unidades foram contempladas, o Hospital Geral de Fortaleza e o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).
O HGF foi um dos escolhidos para participar do treinamento, porque faz parte da Rede Sentinela (unidades de saúde que ofertam serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade). Os profissionais de enfermagem conheceram os diferentes tipos de equipamentos e puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento de cada um deles. A bomba de infusão é um aparelho médico-hospitalar utilizado para infundir líquidos tais como drogas ou nutrientes, com controle de fluxo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica.
De acordo com a consultora de treinamento do Hospital Albert Einstein, Lissandra Cunha, saber utilizar corretamente a bomba de infusão é primordial para promover a segurança do paciente. A consultora informou que a comitiva fez uma visita ao HGF para avaliar a situação da unidade e acompanhar o trabalho dos enfermeiros. “A impressão que tivemos dentro da unidade foi excelente. Tem equipamentos muito bons e a segurança, daqueles que são atendidos pelo corpo clínico, é ponto levado a sério na unidade”, destacou.
Durante o treinamento, os participantes receberam material didático contendo todas as informações expostas no curso. A intenção da comitiva é formar agentes multiplicadores. “Não temos como capacitar todos os profissionais da unidade, por isso cada setor indicou o seu representante. O intuito é que eles levem o conhecimento para toda a equipe”, explicou a gerente da Gerência de Risco do HGF, Mônica Vasconcelos. Ela informou ainda que foram abertas 10 vagas para profissionais do hospital e outras cinco para convidados de outras instituições.
O curso capacitou 15 profissionais de enfermagem. No momento do Workshop “Treinando Multiplicadores”, foram abordados temas como didática e técnica, papel e responsabilidades do multiplicador, avaliação de resultados de treinamento, planejamento e organização. A gerente da Unidade de AVC do HGF, Rebeca Cordeiro, que comanda uma turma de 30 profissionais, destacou a relevância do tema. Segundo ela, é importante que os profissionais tenham a consciência da grande responsabilidade que é manusear uma bomba de infusão. “Vou reunir minha equipe e repassar todo o treinamento. Aprimorar-se é crescer profissionalmente”, ressaltou.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF