Triplicou o número de neurocirurgias no HGF

5 de agosto de 2013 - 18:08

Cirurgia de aneurisma cerebral realizada no HGF

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza ganhou força nos últimos anos. De acordo com um levantamento feito pelo setor, em 2009 eram realizadas, por semana, quatro cirurgias neurológicas. Agora, em 2013, esse número saltou para cerca de 50 por mês, isso significa uma média de 12 por semana. As cirurgias eletivas giram em torno de 30, já as demanas oriundas da emergência, cerca de 20. Além dessas cirurgias, são realizados ainda 6 procedimentos neurorradiológicos intervencionistas, por semana. Em todo o ano de 2012 foram realizadas 385 cirurgias eletivas pelo corpo clínico da neurocirurgia. Esse ano, de janeiro a maio, o número já chega a  171 procedimentos.

 
As cirurgias neurológicas apresentam-se em diferentes áreas de atuação: vascular, tumores, funcional e estereotaxia, pediátrica, nervos periféricos, coluna, neurointensivismo, endoscopia e traumatismos. As cirurgias eletivas são realizadas diariamente com estrutura física e equipamentos de alta complexidade, na grande maioria importados, como microscópio eletrônico, aspirador ultrassônico, equipamento de estereotaxia, craniótomo pneumático, equipamentos de vídeo e multimídia, endoscópios, intensificadores de imagem e raios-x.

alt

Centro Cirúrgico do HGF
 
LEITOS
 
A quantidade de leitos também aumentou. Há cinco anos o Setor contava com oito unidades e atualmente, o espaço físico da enfermaria tem disponibilidade de 24 leitos de internação com visitas médicas diárias pelo corpo clínico. Além dessas unidades, a neurocirurgia do HGF dispõe ainda de mais 16 leitos, distribuidos na UTI e no primeiro andar da emergência.
 
EXAMES
 
Os exames radiológicos são disponibilizados pelo Centro de Imagem e contam com ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x, dentre outros. O Hospital Geral de Fortaleza é o único da rede pública estadual de saúde a disponibilizar, na grande Fortaleza, o exame de ressonância magnética. Apenas esse ano foram realizados 3.621 procedimentos e em todo o ano de 2012, foram 6.684 exames.
O serviço conta também com atividades de neurorradiologia diagnóstica e terapêutica encarregados da realização de exames de arteriografia cerebral, tratamento endovascular de aneurismas intracranianos e de malformações vasculares e embolizações de tumores cerebrais.
 
alt
Ressonância magnética do Centro de Imagem – HGF

PESQUISA E ENSINO

 
 
Em 2013, foi iniciado o programa de Residência Médica em Neurocirurgia, concretizando a vocação da equipe na formação de médicos na especialidade e investimento em ensino e pesquisa científica. No serviço de neurocirurgia são dois residentes. O setor oferece estágio na especialidade a estudantes de medicina no período de internato médico de faculdades de medicina públicas e particulares.
 
As atividades dos internos acompanham a rotina do serviço e tem orientação dos médicos assistentes. A rotina acadêmica conta ainda com a elaboração e publicação científica em periódicos médicos, congressos de especialidades e apresentações em encontros científicos.

alt

De acordo com o Chefe do Serviço de Neurocirurgia, Edson Lopes Júnior, a intenção agora é incorporar um turno a mais de procedimentos cirúrgicos. Além disso ofertar, no atendimento pós-operatório, especialidades como fisioterapia em todos os períodos do dia, haja vista que hoje a disponibilidade é de apenas um turno. “Hoje temos um atendimento fonoaudiológico constante, diário, em dois turnos. Precisamos agora ofertar de forma constante a fisioterapia”, destacou. 

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF