Semana de Aleitamento Materno: amamentar é um ato de amor

1 de agosto de 2013 - 15:43

Mamães, papais e bebês fizeram questão de comparecer a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno que ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 01/08, na Secretaria de Saúde do Estado. O auditório da SESA ficou pequeno diante de tantos apoiadores da causa: “Amamentar Vale Ouro”. Na pauta do encontro, a importância da amamentação até o quarto mês de vida do bebê, a conscientização dos profissionais da saúde e sociedade civil, além de estratégias para a redução da mortalidade infantil.

alt

De acordo com o secretário de saúde do estado, Arruda Bastos, na proporção em que o índice de aleitamento materno aumenta, a mortalidade infantil reduz. O secretário destacou que 70% dos bebês que são acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) são alimentados, até o quarto mês de vida, somente o leite da mãe. “Sabemos que esse índice é considerado muito bom, mas precisamos que os agentes comunitários de saúde entrem em campo cada vez mais para conscientizar os pais da importância do aleitamento materno”, ressaltou.

alt

O Ceará é o estado da região nordeste com o menor índice de mortalidade infantil. Em 1997, quando o índice de aleitamento era de 47%, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) era de 32 por mil nascidos vivos. Em 2011, a TMI foi reduzida para 12,3. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece de 1º a 8 de agosto. A coordenadora do Banco de Leite Humano do HGF, Lúcia Virgínia Aragão, que esteve presente a abertura da Semana, destacou o acompanhamento feito pela equipe da unidade de saúde pública às mães. “Todo o corpo clínico do Banco de Leite é orientado a conscientizar as famílias sobre a relevância do aleitamento materno. Os bebês que nascem no HGF são acompanhados até o segundo ano de vida, de uma forma bem próxima”, disse.     

Contribua com o aleitamento materno

alt

Somente uma mãe pode amamentar e doar leite humano, mas você também pode fazer sua parte. Muitas crianças dependem da solidariedade de outras mães para serem amamentadas, mas toda a sociedade civil pode contribuir.

O Banco de Leite Humano do HGF realiza campanhas constantes para a arrecadação de frascos de vidro, são eles que vão armazenar o leite humano doado. Vale ressaltar ainda que os vidros doados devem ter tampa de plástico, como aqueles de maionese ou de café solúvel.

Participe
Banco de Leite Humano do HGF
Contatos: 3101.3355

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF