Exercitando a mente: pacientes hipertensos do HGF participam de oficina
30 de julho de 2013 - 15:38
O corpo clínico do Ambulatório de Cardiologia e Hipertensão do Hospital Geral de Fortaleza realizou uma oficina junto aos pacientes que são acompanhados na unidade. Cerca de 50 hipertensos participaram da “Oficina da Memória”. Várias dinâmicas e atividades específicas, que estimulam o bom funcionamento do cérebro, foram comandadas pela terapeuta ocupacional do HGF, Liege Gross. Com bom humor, a profissional trouxe exercícios cognitivos e estratégias de memorização que facilitam o cotidiano desses pacientes, a maioria com mais de 50 anos.
Para a profissional de enfermagem, Tânia Pinheiro, “o intuito das atividades lúdicas é melhorar a qualidade de vida de pacientes crônicos”. Colocar fotos antigas em ordem cronológica, fazer a lista do supermercado em ordem alfabética e escolher um local único para guardar objetos importantes foram algumas dinâmicas ensinadas. Muito mais do que repassar técnicas aos pacientes, a equipe fez uma triagem para saber quais deles precisam de maior atenção no acompanhamento.
De acordo com a equipe multidisciplinar do ambulatório, encontros como esse acontecem todos os meses. Segundo a profissional de enfermagem, Valéria Gilce, cada reunião tem um tema diferente. A importância em manter o tratamento da hipertensão e quais são as doenças mais recorrentes na terceira idade foram temas de palestras. “Sempre estamos buscando coisas novas, assuntos interessantes, que agucem a curiosidade deles. Além disso, solicitamos aos pacientes sugestões”, destacou.
O intercâmbio de informações entre profissionais da saúde e pacientes acaba gerando uma espécie de educação continuada, isso, é o que garantem não só os médicos, mas também os próprios pacientes. É o caso da aposentada Maísa Páscoa. Hipertensa há quase 10 anos, ela afirma que as atividades lúdicas levam alegria ao tratamento muitas vezes exaustivo. “Já estou levando o que aprendi aqui, na oficina, para treinar em casa. Além disso, vou ensinar para todas as minhas amigas”, diz Maísa com um largo sorriso no rosto.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF