UPA 24h do José Wálter fez 11.600 atendimentos em apenas 1 mês de funcionamento
15 de julho de 2013 - 16:38
Sala vermelha da UPA 24hs do José Walter
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) do José Wálter está completando nesta segunda-feira, 15 de julho, um mês de funcionamento. Começou a atender no final da manhã do dia 15 de junho, logo depois de inaugurada. De lá para cá, já fez 11 mil e 623 atendimentos. Desse total, 3.257 foram casos de pacientes em situação de urgência, que receberam pulseira amarela após a classificação de risco, 1.607 pulseiras na cor laranja, classificados como casos muito urgentes e foram atendidos em até 10 minutos, e em 35 casos os pacientes estavam em situação de emergência, sendo atendidos de imediato. Nas UPAs 24 horas, construídas pelo governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, para socorrer a população em casos de urgência e emergência, o atendimento é assim: os pacientes mais graves são atendidos de zero a 50 minutos e os menos graves, foram do perfil de assistência das UPAs e que deveriam procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município, são atendidos, após receberem pulseiras nas cores verde e azul, de 120 a 240 minutos. Ou seja, nas UPAs a prioridade de atendimento são os casos de urgência e emergência, cumprindo o papel delas no pronto-atendimento no serviço público de saúde.
Na capital, além da UPA no José Wálter, há outras quatro localizadas nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana e Canindezinho. A primeira foi a da Praia do Futuro, que abriu as portas à população no dia 22 de março do ano passado e até esta segunda-feira, 15, realizou 155 mil e 543 atendimentos. A mais movimentada é a que fica no Autran Nunes, onde funcionava o antigo canil. Lá o número de atendimentos está em 179 mil e 713, mesmo tendo sido inaugurada e aberta quase um mês depois da UPA da Praia do Futuro, em 19 de abril de 2012. No Canindezinho, inaugurada há pouco mais de um ano, no dia 27 de junho, o total de atendimentos está 140 mil e 526. Juntando as cinco UPAs em Fortaleza, fizeram 688 mil e 901 atendimentos.
Clínico geral e pediatra
Apesar de serem um novo serviço, em função da grande necessidade de serviços de urgência e emergência, na hora que precisam de médicos em clínica geral e de pediatras a população já sabe onde ir (ver endereços abaixo). Em cada plantão, as UPAs com porte 2, como as que ficam no Autran Nunes e Messejana têm cinco médicos. Nas que possuem porte 3, como a da Praia do Futuro, Canindezinho e José Wálter, são seis médicos em cada plantão. Todas funcionam 24 horas até nos finais de semana e feriados.
ENDEREÇO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO EM FORTALEZA – UPA 24h
– UPA 24h do José Walter – Avenida Costa e Silva (Perimetral), s/n, vizinho a Chesf
– UPA 24h da Praia do Futuro – Rua Júlio Silva, 440, a duas quadras da Avenida Dioguinho
– UPA 24h do Autran Nunes – Rua Cardeal Arcoverde, s/n, onde funcionava o antigo canil, no bairro Henrique Jorge
– UPA 24h de Messejana – Rua Miguel Gurgel, s/n, próximo ao Centro das Tapioqueiras na CE 040
– UPA 24h do Canindezinho – Rua 15, esquina com Rua José Dantas Pereira, Planalto Vitória
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara