Feira de artesanato movimenta Projeto Rim Art no HGF
4 de julho de 2013 - 20:40
Chegou o dia da exposição! Pacientes renais, atendidos no Hospital Geral de Fortaleza, estão organizando uma Feira de Artesanato para próxima segunda-feira, 08/07. A intenção é comercializar as peças confeccionadas no Projeto Rim Art. Papéis, plástico, tecido, jornais, acrílico e botões são alguns materiais utilizados pelos pacientes na produção dos produtos. Utensílios para casa, brinquedos para a criançada e artigos de decoração serão vendidos. As peças são variadas, não seguem uma linha formal e sim o sentimento que surge do coração daqueles que se deparam com problemas renais crônicos.
O Rim Art é desenvolvido há 12 anos no HGF através do Centro de Nefrologia. Por intermédio da arteterapia, o projeto proporciona interação social e melhoria da qualidade de vida do paciente renal atendido na Unidade. Uma equipe multidisciplinar desenvolve um acompanhamento humanizado, no qual, o paciente participa ativamente do processo de fabricação e venda dos produtos. De acordo com a coordenadora do Rim Art, Ana Filizola, “o intuito é fazer com que a pessoa se sinta valorizada e incentivada para seguir firme o tratamento que por muitas vezes é desgastante”, diz.
A participação ativa dos pacientes é intensificada durante as feiras, bazares e outros eventos organizados pela equipe multidisciplinar. Atualmente são 15 que estão confeccionando, a todo vapor, as novas peças para a feirinha. Uma delas é Maria Braga dos Santos, Mariazinha como é conhecida pelos integrantes do projeto. Ela até pode exibir um corpo franzino, mas que logo fica distante diante da perseverança e dedicação que tem de sobra. Por 15 anos ficou presa a uma máquina de hemodiálise e há pouco mais de 2 realizou o transplante de rim. Maria conta que quando descobriu o problema renal resolveu “desistir de viver”. “O Rim Art trouxe de volta minha vida. Chego a acordar às quatro horas da manhã para pegar dois ônibus e um trem só para chegar a tempo das atividades”, destaca a paciente que faz parte do projeto há pouco mais de cinco anos.
Engana-se quem pensa que no Rim Art apenas as mulheres se destacam aos trabalhos manuais. Em busca de também fazer bonito na Feira de Artesanato está Francisco Leite. Transplantado há quase 2 anos, o forte do comerciante está nos trabalhos feitos com jornais. “Posso dizer que eu descobri um talento e reaprendi a gostar de viver”, diz emocionado.
A Feirinha do Projeto Rim Art é aberta ao público e não precisa se preocupar com o valor das peças, “porque é tudo muito baratinho! A verdadeira intenção é contribuir para a valorização do trabalho dos pacientes”, diz a coordenadora.
Serviço:
Data: 08/07/13
Local: Hall Régis Jucá – HGF
Endereço: Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086/ 8726.1212