Pesquisa realizada pelo Setor de Odontologia do HGF é premiada
27 de junho de 2013 - 15:24
O trabalho premiado apresentou os resultados de uma pesquisa com pacientes que apresentavam situações degenerativas severas da Articulação Temporomandibular (ATM). Eles foram reabilitados tanto esteticamente quanto funcionalmente após a prótese articular da ATM. A cirurgia consiste em reconstruir a articulação, reabilitando tanto esteticamente quanto melhorando a mordida e a respiração dos pacientes, além de possível alívio das dores na articulação. O trabalho é fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em convênio com o Hospital Geral de Fortaleza e a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (FFOE-UFC).
O HGF é a única unidade de saúde do Estado que faz esse tipo de cirurgia reconstrutiva. Já foram realizados no Hospital três procedimentos e a intenção é que até o fim desse ano sejam feitas mais seis cirurgias. “As próteses tem um alto valor de custo e atualmente o Sistema Único de Saúde não arca com os gastos”, explicou George Gomes. São investidos pelo Governo do Estado do Ceará cerca de 70 mil reais em cada prótese. De acordo com o Diretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros, o incentivo à pesquisa é prática comum dentro da Unidade, haja vista que o Hospital é referência em muitos procedimentos de alta complexidade.
O Encontro foi promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco- Maxilo-Facial. A pesquisa teve como co-autores o Chefe do Serviço de Odontologia do HGF, Eliardo Silveira Santos, o professor associado da FFOE-UFC, Marcus Aurélio Lima Verde e o residente de Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF), Inácio Parente. A orientação foi do Staff do Serviço de CTBMF do HGF responsável pela pesquisa, Lécio Pitombeira.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086/ 8726.1212