II Workshop de Implante Coclear e Próteses Auditivas do HGF

20 de junho de 2013 - 18:42

O aparelho eletrônico que traz de volta a vontade de viver daqueles que perderam a audição ou nasceram sem ela vai ser tema de debate no Hospital Geral de Fortaleza. O II Workshop de Implante Coclear e Próteses Auditivas do HGF vai colocar em pauta a importância do acompanhamento de pacientes após um implante coclear. De acordo com a Chefe do Setor de Fonoaudiologia do Hospital Geral de Fortaleza, Emília Kelma Alves, ainda há muitas dúvidas entre os profissionais, principalmente no interior do Ceará, sobre a adaptação de pacientes. “Não basta apenas implantar o aparelho, mais importante do que isso é saber fazer a reabilitação corretamente; é entender o funcionamento do aparelho. Existem alguns profissionais que não são habilitados da forma adequada”, destaca a fonoaudióloga.

O Workshop acontece na única Unidade de Saúde Pública do Estado que faz o implante coclear. No HGF vão se reunir otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogos e psicopedagogos – ao todo são 150 inscritos. Aprimorar conhecimentos, esse é o objetivo principal do Workshop. O que é a tecnologia do implante coclear? Quais avanços tiveram nos últimos anos? Que benefícios ou até mesmo frustrações um implante pode trazer? Para quais pessoas são indicadas as cirurgias? Como se promove a reabilitação dos pacientes? Esses são alguns questionamentos que devem ser respondidos durante os 2 dias de evento.

Durante o evento serão ministradas palestras por médicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. A palestra sobre a “Preservação Auditiva nas Cirurgias de Implante Coclear”, por exemplo, vai ser ministrada pelo Dr. Artur Menino Castilho – otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas – UNICAMP.
Além desses profissionais, estarão presentes ao evento cerca de 120 pacientes – todos implantados -, desses 100 são pessoas que receberam o ouvido biônico no próprio Hospital Geral de Fortaleza que é referência em implantes coclear no Brasil. O HGF conta com o Núcleo de Saúde Auditiva que oferece o acompanhamento de pacientes através de vários profissionais como fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e psicólogos.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 8726.1212 / 9960.1122