UPA do José Walter já aberta para atendimento a casos de urgência e emergência

15 de junho de 2013 - 18:17

“A UPA, que funciona sem parar, de dia e de noite, vai melhorar e facilitar muito os serviços de saúde da população que mora aqui no José Walter, Pantanal e muitos outros bairros vizinhos. Primeiro porque o atendimento fica mais perto de onde as pessoas moram. Depois porque a população vai ter sempre médicos para fazer o atendimento já que nessa UPA são seis médicos em cada plantão, além de quatro enfermeiras e oito técnicos de enfermagem”, disse o governador Cid Gomes na inauguração da UPA 24 horas no José Walter, na manhã deste sábado, 15. Falando para centenas de moradores, o governador afirmou que “não estamos inaugurando para mexicanos ou espanhóis que vão disputar jogos da Copa das Confederações aqui, em Fortaleza. A UPA, que nem cantiga de grilo, vai atender os moradores dessa redondeza toda até nos finais de semana e feriados”. Pela proximidade do estádio Castelão, ele falou que a UPA serve de suporte às demandas que devem aumentar com o evento da  Copa das Confederações.     

alt 

O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, destacou que “a partir deste sábado o José Walter e os bairros próximos, que sofrem no dia a dia as dificuldades de acesso aos serviços de urgência e emergência, terão um grande alívio. Quem de uma hora para outra tiver uma aumento de pressão arterial, a diabetes ficou descompensada, a criança está com convulsão agora tem para onde correr e ser medicada”. Ele lembrou que tem “uma grande parte da população que já sabe a importância de uma UPA na hora que precisa de assistência: nas quatro primeiras UPAs construídas pelo governo do Estado e inauguradas na Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana e Canindezinho foram realizados 630 mil atendimentos”. Arruda Bastos aproveitou para ressaltar o perfil de assistência da UPA: “aqui são feitos atendimentos de urgência e emergência. O pré-natal e vacinação, por exemplo, continuam sendo feitos pelos postos de saúde”. Ele destacou que “com as UPAs 24h e a rede de 4 novos hospitais regionais, 22 policlínicas e 19 Centros de Especialidades Odontológicas também regionais, o governador Cid Gomes está revolucionando a saúde do Ceará tanto na ampliação do acesso aos serviços como na qualidade de atendimento”.  

alt

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que estava representando o ministro Alexandre Padilha, também ressaltou o novo perfil da saúde do Estado, afirmando que “o governo do Ceará está enfrentando o desafio da gestão pública da saúde construindo uma das maiores redes de assistência do país”. Odorico Monteiro informou que no Brasil hoje há 250 UPAs 24 horas.

alt

MAIS UPAs

Em Fortaleza e no Ceará, o número de unidades vai aumentar. O governador anunciou durante a inauguração da UPA no José Walter, construída e equipada com recursos 100% do governo do Estado, no valor total de R$5.083.676,40, que no final do próximo mês (julho) será entregue a UPA do Conjunto Ceará, que está com as instalações concluídas e sendo equipada para inauguração. Em Fortaleza, serão mais 6 unidades, como falou o prefeito Roberto Claudio. Ele participou da inauguração no José Walter. Das 6, três terão as instalações iniciadas no final de julho. As outras até o final do ano. No interior do Ceará, o governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, concluiu  10 UPAs, em Horizonte, Eusébio, Pecém, Crateús, Aracoiaba, Iguatu, Juazeiro do Norte, São Benedito, Canindé e Pentecoste. Estão sendo equipadas para serem entregues à população.

alt

Família do homenageado

 Em nome da família do homenageado, durante a inauguração da UPA 24 horas Eduardo Nunes Montenegro, falou o filho Claudio Montenegro. Ele frisou a satisfação da família em receber uma homenagem na área da saúde: “ser homenageado é sempre motivo de honra, mas ter o nome do nosso pai numa unidade de saúde pública, que vai ajudar a população, não há palavras que possam expressar o nosso sentimento de orgulho e satisfação”.

alt

Eduardo Nunes Montenegro nasceu em 1917, filho de Casimiro Montenegro, o último intendente e primeiro prefeito de Fortaleza, e de Lilith Nunes Montenegro, proprietários do Sítio São Jorge. Com a morte do pai, a mãe chamou os 5 filhos para dividir a herança. Havia oferta de preço fora da família e também entre os irmãos, mas um dos filhos, Eduardo Nunes Montenegro, disse que teve um sonho que o sítio deveria ficar com ele, e assim aceitou o preço cobrado pelos quatro irmãos, dois homens e duas mulheres.

alt


Ver galeria de fotos

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara