Meio Ambiente : Palestra no HGF propõe atitudes para uma cultura sustentável
7 de junho de 2013 - 12:25
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a equipe multiprofissional do HGF participou do encontro que abordou questões ambientais, fatores econômicos e sociais no contexto hospitalar.
A palestra foi ministrada pela arquiteta Yvana Oliveira, da Câmara Técnica de Controle e Avaliação do HGF. Segundo ela, o consumo exacerbado dos recursos naturais e o não controle da geração de resíduos sólidos são características da sociedade atual. “A equipe profissional deve assumir um papel de articuladora dessa mudança, pois ela pode reduzir consumos de água e energia, por exemplo, além de reciclar materiais e reaproveitar insumos quando possível”, afirmou a arquiteta.
O Hospital Geral de Fortaleza conta, entre outras iniciativas, com o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O químico Reginaldo Bezerra Soares, que também participou do encontro, faz parte desse Programa e destaca que a idéia é promover a destinação correta dos resíduos sólidos gerados dentro do Hospital, respeitando, inclusive, a legislação vigente que trata da questão. De acordo com ele, existe atualmente, uma parceria com uma empresa que busca embalagens plásticas na unidade a fim de reciclá-las. “O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vinculado ao HGF, é um dos grandes responsáveis pela conscientização ambiental de todos”, ressalta o químico.
Durante a palestra, os profissionais puderam tirar dúvidas e sugerir ideias para contribuir com a sustentabilidade dentro da unidade de saúde que emprega quase cinco mil funcionários.
Assessoria de Comunicação do HGF