HGF discute aperfeiçoamento de sua carta de serviço
23 de maio de 2013 - 17:58
A conferência apresentada pela médica Níobe Maria Ribeiro Furtado Barbosa – coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica e Planejamento do HGF, fez uma leitura técnica e política do assunto, com uma radiografia da realidade atual, sugerindo caminhos para que o hospital vença desafios e avance na qualidade dos serviços ofertados.
Segundo a médica, a Carta de Serviços do Hospital é elaborada considerando a demanda dos usuários e a organização da rede no Estado. É o que o HGF disponibiliza para a rede de saúde, a partir de sua produção. “Ela torna público o que realizamos e evidencia o nível de complexidadde e resolutividade da instituição, contribuindo na diferenciação das demais unidades de saúde e na organização da rede no estado como um todo”, diz, enfatizando que a Carta de Serviços do HGF é baseada no modelo de dois hospitais europeus e está classificada em serviços de hospitalização, ambulatoriais, hospital dia, urgência, emergência e suporte clínico.
Participaram dos debates, os diretores do HGF, José Antonio Carlos Otaviano David Morano, diretor Médico , Geusa Maria Dantas Lélis, diretora de Recursos Humanos e Maria do Socorro Macêdo Tavares Marques, diretora técnica, que apresentaram a realidade de suas áreas, apontando avanços, problemas e sugestões para resolver os desafios e evoluir em suas missões.
O diretor geral, Zózimo Medeiros presidiu a mesa e falou sobre a importância da Carta de Serviços para delinear o perfil assistencial do HGF, confirmando seu papel na rede de saúde, submetido à missão assistencial de ensino e pesquisa clínica. “Considerando o dever de observar os princípios da administração pública e em especial da eficiência, a Carta de Serviços do HGF precisa ser desenvolvida em diálogo com a estrutura que lhe suporta: administrativa, financeira, médica, técnica e de recursos humanos”, disse.
Pesquisa
Ainda na parte da manhã foram discutidos “Os desafios para Efetivação da Missão de Pesquisa no HGF, cujo tema foi apresentado pelo médico José Artur Costa D’Almeida Coordenador da Rede Nacional de Pesquisas Clínicas do HGF, e do Centro de Pesquisa do Hospital criado recentemente. A médica Maria Roseli Monteiro Callado – Coordenadora do Projeto RUTE/HGF, presidiu a mesa.
Assessoria de Comunicação do HGF
Vólia Rocha (volia.rocha@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 / 85 8726.1212)