Aberta reunião de estudos do HGF
22 de maio de 2013 - 19:28
O Hospital Geral de Fortaleza instalou nesta quarta-feira, 22, a sua 44ª. Reunião Anual, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 24, com a discussão de temas de grande importância para o fortalecimento do HGF, hoje o maior hospital de saúde pública do Ceará. Na pauta, entre outros temas, a importância do HGF na Rede de Saúde do Ceará, os seus principais desafios no âmbito da gestão, relações interdisciplinares, judicialização da saúde, demanda reprimida, e a implementação da missão de ensino e efetivação de pesquisas.
O secretário adjunto de Saúde do Estado, Haroldo Jorge, presidiu a solenidade de abertura, no auditório principal do Hospital ,e destacou a importância do evento, no contexto das ações desenvolvidas por todos os que fazem a saúde pública no Brasil, para construir uma nova realidade.
Zózimo Medeiros, diretor do Hospital, destacou que os desafios do HGF são comuns aos demais hospitais de ensino, inúmeros e têm abordagem complexa. Eles invocam iniciativas fora de sua governabilidade, que são impostas pela necessidade de definição do seu papel na assistência, no ensino e na pesquisa. “Como tornar o HGF uma instituição inovadora, integrada à rede de saúde de forma racional, contribuindo para um eficiente funcionamento do Sistema de Saúde Brasileiro? É nesse cenário que se insere a relevância do nosso tema -“Os desafios do HGF para concretizar sua missão”, disse.
O diretor anunciou também a aquisição do mais moderno aparelho de Hemodinâmica do Nordeste e de um novo aparelho de Ressonância Magnética e a criação da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que amamenta, após a licença maternidade. A Sala funcionará no Banco de Leite do HGF, com o objetivo de incentivar a manutenção da amamentação, dando todas as condições para extração, coleta e armazenamento do leite.
A presidente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento – CEAP, Jane Eyre, responsável pela realização do evento, disse que o momento é de festa, mas também de enfrentamento dos desafios e afirmação da maturidade do hospital quando se definiu como meta da Reunião Anual, discussões e debates para um compromisso de todos com a missão do HGF. “Missão esta que não se faz somente a nível de gestão, mas também reconhecendo a relevância das relações interdisciplinares, dos desafios na implementação de varias ações que convergem para a integração dos três pilares que edificam este hospital: o ensino, a assistência e a pesquisa”.
Assessoria de Comunicação do HGF
Vólia Rocha ( volia.rocha@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 / 85 8726.1212)