UPAs 24h ultrapassam a marca de 500 mil atendimentos

8 de abril de 2013 - 18:50

502 mil 765 atendimentos. Esse é o balanço atualizado do número de atendimentos feitos nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) construídas na capital pelo governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde. A que fica no bairro Autran Nunes e atende dezenas de bairros vizinhos ainda fará um ano de funcionamento, no dia 19 deste mês, e já realizou 155 mil e 17 atendimentos. A UPA 24h localizada na Praia do Futuro, que abriu as portas para a população em março do ano passado, atendeu 115 mil e 471 pessoas. Em Messejana, a UPA 24 contabiliza 133.559 atendimentos em 11 meses de funcionamento. A caçula das UPAs, no Canindezinho, com apenas nove meses, fez 98.718 atendimentos.
 
As UPAs foram construídas para ampliar e qualificar ao acesso aos serviços de urgência e emergência para adultos e crianças. Nelas a população recebe atendimento dos médicos clínico geral e pediatra e ainda serviços de enfermagem  em casos de dores no peito, pressão alta, falta de ar, vômito, convulsão e primeiros socorros em situações de queimaduras, cortes. Na UPA da Praia do Futuro há também ao cirurgiões dentistas para atendimento 24 horas de urgência e emergência.
 
Em função da estrutura de atendimento e de serem abertas 24 horas sem parar, até nos finais de semana e feriados, há um grande número de pessoas que procuram as UPAs para realizar serviços e ações que são do perfil dos postos de saúde. Pacientes com tosse, mulheres querendo exames de pré-natal para confirmar gravidez e procurando vacinações devem procurar os postos de saúde da rede de atenção básica do município. Em casos de vítimas de trânsito com fraturas expostas devem ser levadas diretamente para os hospitais de referência no atendimento a traumas.
 

Há mais duas UPAs 24 horas sendo concluídas e equipadas para inaugurações em Fortaleza. Ficam no Conjunto José Wálter e no Conjunto Ceará. No interior, duas foram entregues à população em Maranguape e em Caucaia. Mais oito estão com as instalações e sendo equipadas para o governador Cid Gomes inaugurar em Horizonte, Pentecoste, Pecém, Eusébio, Canindé, Crateús, Aracoiaba e São Benedito. A inauguração da UPA em Canindé já tem data agendada: 4 de maio.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara