Cid anuncia o Hospital Regional do Maciço de Baturité

4 de março de 2013 - 08:38

O governador Cid Gomes anunciou na tarde de sexta-feira, 1º de março, o Hospital Regional do Maciço de Baturité, o quinto hospital regional do Ceará, que amplia ainda mais a nova rede de assistência que o governo do Estado está construindo em todo o Ceará. O anúncio foi feito durante evento na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, ele disse ao secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, presente ao evento, que iniciasse a elaboração do projeto de construção do novo hospital em permanente discussão com a Unilab. Como hospital de ensino, a exemplo de todos os outros hospitais regionais do programa de expansão e qualificação da rede de assistência à população cearense, o Hospital Regional do Maciço será campo para estágios dos estudantes da Unilab e formação de profissionais.
 
É para ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade nas regiões onde as pessoas moram, sem necessidade de transferência para a capital, que a nova rede de assistência está sendo estruturada. No atendimento hospitalar, o primeiro  hospital foi em Juazeiro do Norte, atendendo toda a população dos 44 municípios da macrorregião do Cariri. O Hospital Regional do Cariri, com 296 leitos, em menos de dois anos de funcionamento fez 536 mil e 484 mil atendimentos. Em Sobral, está o segundo hospital. O Hospital Regional Norte, com 382 leitos, começou a realizar agendamentos de exames para cirurgias eletivas na última quinta-feira, 28 de fevereiro. Está em construção em Quixeramobim o Hospital e Maternidade do Sertão Central. Em Maracanaú, será construído o Hospital Regional Metropolitano, com previsão de ficar pronto antes da Copa do Mundo 2014. 
 
O quinto hospital regional que o Governo do Estado vai instalar no interior do Ceará vai oferecer assistência de alta complexidade mais perto da população e ajudar a reduzir ainda mais os encaminhamentos de pacientes para os grandes hospitais de referência da capital, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara