Urgência e emergência: inscrições para curso de especialização até dia 14
7 de fevereiro de 2013 - 16:05
Os profissionais que trabalham na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) têm um novo prazo para inscrições no Curso de Especialização em Urgência e Emergência, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará. As inscrições que conforme o cronograma inicial terminariam nesta sexta-feira, 8, vão até o dia 14, quinta-feira, pós carnaval. A divulgação das inscrições deferidas já ocorre no dia seguinte, 15 de fevereiro, a partir das 16 horas nos sites da Sesa (www.saude.ce.gov.br) e da ESP-Ce (www.esp.ce.gov.br). São ofertadas 44 vagas para profissionais de todas as 22 regiões de saúde do Estado.
Podem participar da seleção profissionais de nível superior da medicina e da enfermagem. Tanto para os médicos como para enfermeiros é preciso comprovar experiência em urgência e emergência por um tempo mínimo de 1 ano. Ter disponibilidade de pelo menos 24 horas quinzenais para dedicação ao desenvolvimento do curso é outra exigência. Conhecimentos de informática básica também são requisitos para quem quer concorrer as vagas para facilitadores do Curso de Especialização em Urgência e Emergência. a e emergência. Os 44 aprovados na seleção receberão bolsa de extensão tecnológica, na modalidade de facilitador e no valor mensal de R$1.320,00, de acordo com tabela aprovada pela Resolução de fevereiro de 2012 do Conselho de Coordenação Técnico Administrativo (Contec). A bolsa terá duração de 15 meses. Pode ser prorrogada com a comprovação de aproveitamento do bolsista, fornecida por parecer técnico da diretoria de pós-graduação em saúde da ESP-Ce e aprovação do Contec, levando em conta a necessidade do projeto.
O objetivo do curso é preparar, a partir da formação dos 44 facilitadores, 4.000 profissionais para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Atendimento Pré-hospitalar Fixo (APH-fixo) e dos serviços hospitalares em todos os 184 municípios cearenses. Com essa quantidade de profissionais preparados para prestar o primeiro atendimento em situações de urgência e emergência na rede de saúde do Ceará, que está em ampliação com a construção e funcionamento de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), dos quatro hospitais regionais (todos com emergência), e a universalização do SAMU.
:: Curriculum Padrão |
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213 )
Twitter: @SaudeCeara