Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

23 de janeiro de 2013 - 13:59

O aleitamento materno proporciona muitos benefícios cruciais à mãe e ao bebê. Diante disto, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), por meio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) – Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno – em parceria com o Ministério da Saúde (MS) implementou, no Banco de Leite Humano (BLH), uma Sala de Apoio à Amamentação para as funcionárias do Hospital que retornarem de licença maternidade.

Na Sala, as mães poderão esvaziar as mamas armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados – com uma etiqueta identificando o nome da mãe, a data e a hora da coleta – que serão mantidos em um freezer em temperatura controlada até o fim do dia para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho.

A coordenadora, em exercício, do Banco de Leite Humano (BLH) do HGF, Ana Márcia Bustamante, informa: “Não somente após a licença maternidade, mas, desde o pré-natal essas mães já podem procurar o BLH para receber orientações sobre amamentação, assim como conhecer o setor e fazer vínculo com os profissionais. Durante a licença, caso elas precisem de alguma ajuda, devido às intercorrências mamárias, podem se direcionar ao HGF, ao invés de procurar outro serviço, e serão muito bem vindas”, afirma Ana Márcia.

De acordo com o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, a Sala de Apoio à Amamentação, de uma maneira geral, é um grande benefício não só para as mães e os bebês, mas para o Hospital que passa a valorizar ainda mais as necessidades das funcionárias no puerpério.

Por sua vez, a consultora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde no Ceará, Tereza Odete Martins, enfatiza a importância da Sala de Apoio à Amamentação para a mãe, que ao amamentar se previne dos riscos de câncer de mama, ovário e útero, e osteoporose. Já o bebê estabelece um forte vínculo com a mãe, deixando-o mais seguro, favorecendo o seu desenvolvimento, além de combater infecções e ter menos chance de obesidade e desidratação. O HGF, consequentemente, é beneficiado porque evita o afastamento da funcionária devido às possíveis enfermidades do filho, pela falta de aleitamento materno.

Entenda

Em 2010, o Ministério da Saúde (MS) junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou a implementação das salas de apoio à amamentação nas empresas, por meio da Nota Técnica Conjunta nº 01/2010. De 2010 até 2012, a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do MS fortaleceu e expandiu a estratégia de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, para criar nas empresas públicas e privadas uma cultura de respeito e apoio à amamentação. Para isto, o MS vem realizando oficinas de capacitação nos estados e municípios que tenham interesse em adotar a ação.

Informações:
Banco de Leite Humano: 3101.3335

Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086)
Siga o @Hospital_HGF