Alunos de Harvard e universidades brasileiras visitam Banco de Leite Humano do HGF
11 de janeiro de 2013 - 10:20
Nos dias, 8, 9 e 10 de janeiro, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) recebeu 30 alunos de pós-graduação, em Saúde Pública, e médicos residentes, em Saúde da Família – 15 de universidades brasileiras e 15 da Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health – HSPH). A visita faz parte da programação do Curso Colaborativo Harvard/Brasil, iniciado dia 7 até 24 de Janeiro, em Fortaleza.
O Curso é realizado pelo Departamento de Saúde Comunitária da UFC, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Harvard e o Centro de Estudos Latino-Americanos David Rockfeller (David Rockfeller Center for Latin American Studies – DRCLAS). Nomes reconhecidos mundialmente, na área da saúde, estiveram presentes no HGF como: pesquisadores, de tuberculose, Jamie Maguirre, e de leishmaniose, John Rouben David, além da brasileira do corpo docente de Harvard, referência nos estudos sobre malária, Márcia de Castro, uma das maiores especialistas do mundo em Direitos Humanos e Saúde, Sophia Gruskin, o britânico, professor da Faculdade Imperial (Imperial College) de Londres e especialista em redução da mortalidade infantil, Rifat Atun, e a professora da Santa Casa de São Paulo, Maria Amélia.
De acordo com o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, é uma grande oportunidade receber profissionais renomados internacionalmente e alunos, da área da saúde, para contribuir com os estudos de Bancos de Leite Humano no mundo.
A coordenadora, em exercício, do Banco de Leite Humano (BLH) do HGF, Ana Márcia Bustamante, relata que as visitas dos alunos foram uma boa oportunidade de intercâmbio de conhecimento sobre o BLH, entre o Brasil e os Estados Unidos. Ambos se diferenciam na forma de trabalhar com o aleitamento materno, por exemplo, enquanto no Brasil o leite materno é doado, nos Estados Unidos, é comprado.
A Pró-Reitora de Extensão da UFC, profª. Márcia Tavares Machado, diz que o Curso Colaborativo Harvard/Brasil está tratando, além de mortalidade materna e infantil, também, leishmaniose, HIV/AIDS, tuberculose e o papel de agentes comunitários na promoção da saúde.
Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086)
Siga o @Hospital_HGF