Profissionais de medicina do Cabo Verde fazem especialização no HGF
14 de dezembro de 2012 - 14:49
Em visita ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), estiveram a diretora geral do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Serafina Alves, e a presidente da Comissão da Formação e Qualificação Profissional da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, Maria do Céu Teixeira, para conhecer as instalações do HGF, onde se encontram três alunos de pós-graduação cabo-verdianos, um em otorrinolaringologia e dois em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF).
Na oportunidade, foi ressaltada a intenção de, cada vez mais, ser estabelecida parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e o Ministério da Saúde do Cabo Verde, disponibilizando vagas aos profissionais da saúde do Cabo Verde, diante da necessidade de formação especializada no país. Por sua vez, o secretário da SESA, Arruda Bastos, reafirmou o interesse na parceria.
Para Serafina Alves, a parceria proporciona novas oportunidades de formação para os profissionais de medicina do Cabo Verde, visto que não existem faculdades nem especialização, em medicina, no país. De acordo com Maria do Céu, atualmente, no país, 350 médicos estão em exercício, para 500 mil habitantes.
O chefe do serviço de CTBMF e do setor de Odontologia, do HGF, Eliardo Silveira Santos, afirma: “formar profissionais de um país ‘irmão’, de língua portuguesa, estreita a nossa amizade e nos faz prestar um papel de formação de alta complexidade na área, disseminando os conhecimentos aqui adquiridos”.
O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, relata que é uma satisfação para o Hospital poder colaborar com a formação médica do Cabo Verde, o que, também, proporciona uma troca de conhecimento profissional entre os médicos.
Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086)
Siga o @Hospital_HGF