O VI Curso ao Vivo de Endoscopia realizado no HGF foi um sucesso

26 de novembro de 2012 - 14:07

O VI Curso ao Vivo de Endoscopia realizado, dia 25 de novembro, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), foi de grande relevância para médicos e pacientes. O evento foi promovido pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), por meio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), com apoio do seu Capítulo Ceará, por ocasião da XI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (XI SBAD), que teve início no dia 24 até 28 de novembro, no Centro de Eventos de Fortaleza.

O coordenador do VI Curso ao Vivo de Endoscopia, Ricardo Pessoa, relata que o evento teve como objetivo principal o assistencial, porque foram beneficiados 30 pacientes, com procedimentos que habitualmente não seriam realizados no Ceará. Eles fizeram exames terapêuticos da endoscopia e vários tratamentos, evitando cirurgias. Os pacientes foram selecionados nos hospitais públicos do serviço de saúde, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Hospital Geral Cesar Cals (HGCC) e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Eles foram tratados por 25 médicos especialistas convidados, dos quais 11 são estrangeiros.

alt

Já o coordenador de residência médica do Serviço de Endoscopia do HGF, Gildo Barreira, afirmou: “Havia pacientes de várias faixas etárias, de alta complexidade. O curso, também, proporcionou aprendizado, tanto para os médicos endoscopistas, como para os residentes de endoscopia e para a comunidade médica que atua na gastroenterologia de modo geral”.  A paciente, Priscila Leonice Moreira Duarte, 29, afirma: “estar sendo beneficiada no Curso é muito interessante porque estou colaborando com o avanço da medicina e nós podemos ajudar outras pessoas que tenham a mesma doença”.

Para o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, o VI Curso ao Vivo de Endoscopia teve muita relevância para o Hospital, uma vez que os pacientes puderam receber uma assistência diferenciada de médicos com diversos conhecimentos, em procedimentos endoscópicos terapêuticos de alta complexidade. A estrutura do Hospital, também, foi crucial para receber um evento desse porte, de nível internacional.

De acordo com o diretor médico do HGF, Antônio Carlos Otaviano David Morano: “O Curso é muito importante, porque o Hospital foi escolhido devido ao trabalho desenvolvido na área da endoscopia. Podemos mostrar que este é mais um tratamento, uma cirurgia menos invasiva, mais eficaz e faz com que os pacientes tenham uma alta muito mais precoce”.    

Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086)
Siga o @Hospital_HGF