Ministro da Saúde habilita Unidade de AVC do HGF com nível 3

16 de outubro de 2012 - 17:30

No último dia 10 de outubro, em Brasília, por ocasião do VIII Congresso Internacional de AVC (Word Stroke Organization), no Centro de Convenções Ulyses Guimarães, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi habilitada pelo Ministério da Saúde, com nível 3, mediante assinatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Isto significa que a Unidade está dentro dos critérios de habilitação dos estabelecimentos hospitalares como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a Unidade estará recebendo, anualmente, o incentivo financeiro de R$ 2.171.750,00.

Para o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, o cuidado integral ao paciente do AVC, desde a emergência até os serviços de retaguarda, é reconhecido e creditado aos esforços conjuntos de todos os profissionais envolvidos nesse processo. “O HGF, enquanto instituição pública estadual, sai na frente, sobretudo, no investimento em novas tecnologias através da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e do Governo do Estado do Ceará, visando dá mais qualidade no atendimento aos pacientes com AVC no nosso estado”, afirma Zózimo Medeiros.

O evento, realizado pela Academia Brasileira de Neurologia e a Sociedade Íbero-Americana de Doenças Cerebrovasculares, contou com três mil médicos, entre eles o neurologista, Chefe da Unidade de AVC do HGF, João José de Carvalho. Ele afirma que ter estruturas adequadas para o tratamento do AVC é essencial para diminuir as mortes e sequelas. “Temos no HGF a maior Unidade de AVC do Brasil e estamos implantando a mais abrangente e resolutiva rede de assistência integral e integrada ao AVC do país”, diz João José de Carvalho.

O neurologista afirma que essa doença provoca mais óbitos do que enfermidades como: infarto, diversos tipos de câncer, AIDS, acidentes, crimes e drogas. Para enfrentar esse problema, a SESA vem, há sete anos, desenvolvendo um trabalho que culminou na criação do Comitê Estadual de Doenças Cerebrovasculares, do qual João José de Carvalho é presidente, e na elaboração do Programa Estadual de Atenção Integral e Integrada ao AVC.

“O Programa tem três braços, um é epidemiológico (estudo sobre a realidade da enfermidade), o braço assistencial (criação de unidades de AVC em todo o estado do Ceará, para atender os pacientes na fase aguda, da qual a Unidade de AVC do HGF é uma delas) e o educacional (campanha para educar as pessoas a prevenir e a cuidar do AVC quando este acontece)”, afirma João José de Carvalho.

Toda essa sistemática foi reconhecida em Brasília. “A Unidade de AVC do HGF e, hoje, a sua certificação são etapas de evolução desse Programa que levará a inaugurar, no início de novembro, a Unidade de AVC do Cariri”, afirma João José.

Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 – 9694.6541)