HGF é beneficiado com novos aparelhos na Urologia

5 de outubro de 2012 - 20:30

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) adquiriu, por meio de recursos recebidos pelo sistema de Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP), o valor de R$ 1.762.532,80 para aquisição de equipamentos, entre estes, o moderno Sistema para Litotripsia Intracorpórea e Nefroscópio que beneficia pacientes com cálculo urinário, por não ser mais necessário realizar cirurgias abertas (incisão), mas, por meio endoscópico.

O Sistema é composto pelos aparelhos Laser, Calcusplit e Calcuson, cuja função geral é quebrar pedras nos rins (cálculos urinários). O Calcusplit faz este procedimento na porção distal ureter (mais distante), já, o Laser, na porção mais alta do ureter, sem que ele caia dentro do rim, e o Calcuson nos cálculos grandes coraliformes. Antes, era necessário abrir o rim e realizar uma grande incisão para tirar as pedras, hoje, com uma punção, usa-se este equipamento dentro do rim e, com um aparelho de ultrassom, fragmenta e aspira o cálculo.

Laser

alt
Calcusplit

alt
Calcuson

De acordo com o Coordenador da Urologia, Fábio Fernandes Dantas, esses materiais modernos endoscópicos possibilitam mais precisão na cirurgia e faz com que a pessoa operada vá para casa com, no máximo, 48h, dando menos morbidade e gasto para o Hospital. “Com este avanço, as filas de espera tendem a diminuir mais rapidamente”, afirma o coordenador, Fábio Dantas. 

Outro equipamento é o Cisto-ressecção Endoscópico, para cirurgias de tumores, bexiga e próstata. “É o que tem de mais moderno no mundo para essas cirurgias”, afirma o médico. Vale ressaltar, também, a aquisição do Cistoscopia, para fazer exames de bexiga. 


Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes ( rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 – 9694.6541)