Aberta a VII Jornada Científica de Enfermagem do HGF
Hoje, 3 de outubro, foi aberta a VII Jornada Científica de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), com a temática “A enfermagem e o mercado de trabalho no Brasil: oportunidades e tedências”. O evento, que se estenderá até 5 de outubro, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, é realizado pelo Serviço de Enfermagem do HGF (SENF), Coordenadoria de gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (CGTES), Comissão de Educação Permanente em Enfermagem (CEPEn) e Seção de Estudo e Aperfeiçoamento (SEAP).
Marcada pela surpresa e emoção, a solenidade de abertura iniciou com a apresentação do acordeonista e piloto civil, Waldonys José Torres de Menezes, que convidou os companheiros Gilson Monteiro e Chico da Viola para compor um trio. Cerca de 400 pessoas, entre convidados e inscritos, assistiram e participaram ativamente da apresentação do sanfoneiro.
Foram registradas as presenças dos componentes de mesa: o secretário da Saúde do Estado do Ceará, Raimundo José Arruda Bastos, a coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (SESA), Francisca Lúcia Nunes Arruda, o diretor geral do HGF, Zózimo Luis de Medeiros Silva, a diretora da Divisão Médica do HGF, Maria do Socorro Macedo Tavares, a presidente do Seção de Estudos Aperfeiçoamento (SEAP) do HGF, Jane Eyre Rodrigues Azevedo, e a Gerente de Enfermagem e presidente da VII Jornada Científica de Enfermagem, Gilvânia Ferreira Castro Grangeiro.
Após o convite para conceder a palavra, a presidente da Jornada, Gilvânia Grangeiro, falou sobre a importância do evento para todos os profissionais da enfermagem “possuímos o intuito de disseminar para toda a comunidade de enfermagem do Ceará uma discussão sobre o mercado de trabalho, além da qualificação desses profissionais que são uma grande força para o setor de saúde. Com essa Jornada, pretendemos propiciar aos participantes, a apreciação de uma vasta intuição da produção científica dos profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem. É de grande importância discutir o tema proposto, tendo em vista que a enfermagem representa a segunda maior força de trabalho do país e na saúde, 50% de toda a força do setor”.
Em seguida, o diretor geral, Zózimo Medeiros, parabenizou os organizadores do evento e abordou a enfermagem como um serviço de grande importância para o Hospital Geral de Fortaleza, não só por se tratar de cuidar do ser humano, mas também, devido à quantidade de profissionais que existem no mercado de trabalho. “A enfermagem está sempre em busca da inovação, a exemplo disto cito a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Processo de Enfermagem implantados recentemente no Hospital. Estamos fazendo gestão e buscando a organização, pois possuímos sempre o foco de propiciar mais segurança ao paciente”. O diretor conclui explanando sobre a escolha do tema proposto para a Jornada de Enfermagem e afirma que é de grande importância, pois não há lugar no mercado de trabalho se não existe qualificação.
O Secretário da Saúde, Arruda Bastos, iniciou sua fala explanando sobre os avanços realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando que sabe das dificuldades existentes, mas que grandes avanços já foram realizados no SUS que é de grande importância para a saúde. Falou, também, sobre a importância do mercado de trabalho para os profissionais da saúde e anunciou alguns dos investimentos realizados “no momento estamos realizando grandes investimentos para a área da saúde, podemos citar como exemplo o Hospital Regional do Cariri que foi recentemente inaugurado, o Hospital da Região Norte e o Hospital Regional do Sertão Central que serão inaugurados brevemente, além do Hospital Regional Metropolitano que será o maior hospital do Estado”, falou ainda que para os profissionais de nível técnico, será encaminhada para a Assembléia Legislativa a proposta de alteração de lei, para que o profissional de enfermagem tenha o direito de receber a gratificação de final de semana, além da implantação do Plano de Cargos e Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria.

O primeiro dia da Jornada prosseguiu com a conferência magna, abordando o tema do evento, ministrada pela conferencista, pesquisadora titular da Escola Pública de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Maria Helena Machado de Souza. Em entrevista, a conferencista falou sobre a importância de debater temas como o mercado de trabalho “acredito que eventos como esses deveriam ocorrer em todos os Estados, pois todos deveriam buscar a qualificação. É essencial falar de questões contemporâneas, desafios e perspectivas, em um momento em que vejo que o mercado de trabalho da enfermagem encontra-se em mudança”, diz Maria Helena.

Até a próxima sexta-feira, 5 de outubro, serão realizados debates, conferências, palestras, além da sessão de pôsteres. A programação conta, também, com os demais temas de destaque: “Desafios e perspectivas para o trabalho da enfermagem”, “Trabalho e Empreendedorismo: a competência necessária para o sucesso no novo milênio” e “Saúde, Ambiente e Trabalho: empreendedorismo sustentável”.
Assessoria de Comunicação do HGF (85 3101-7086)