HGF faz atendimento para patologias específicas do idoso e realiza trabalho preventivo

1 de outubro de 2012 - 09:26

Hoje, 1 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2003, com o objetivo de mostrar a situação do idoso na sociedade, gerando oportunidade para levantar questões como o envelhecimento da população brasileira. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) conta com a especialidade de geriatria, que direciona o estudo e o tratamento de doenças, em pessoas de idades avançadas. O Hospital realiza atendimentos focados não apenas em doenças crônicas, pois existe um trabalho preventivo, cujo, um dos objetivos é incentivar a mudança e a manutenção de hábitos saudáveis.

O HGF conta, também, com o Programa de Assistência Domiciliar (PAD), programa que atende pacientes que necessitam de cuidados, mas podem ser tratados fora do ambiente hospitalar, em suas próprias residências. Aproximadamente, 80% dos pacientes do PAD são idosos que possuem patologias crônicas, comuns nessa faixa etária. O atendimento de geriatria é realizado pelas médicas geriatras, Inês Cláudia Rodrigues Costa e Andréa Rosa da Costa, que prestam atendimento ambulatorial interno. Ambos os ambulatórios dão apoio aos pacientes geriátricos egressos da clínica médica e do PAD. 

Segundo a médica geriatra e coordenadora médica do PAD, Inês Cláudia Rodrigues Costa, “o atendimento aos pacientes idosos possui duração diferenciada em face da complexidade clínica, assim, o idoso é visto como um todo, esse é um dos grandes diferenciais da especialidade, que é extremamente necessária, já que a população está crescendo rapidamente”. 

O atendimento da especialidade de geriatria do Hospital Geral de Fortaleza é realizado todas as terças-feiras, no período da manhã, por ambos os ambulatórios.

Assessoria de Comunicação do HGF

Renata Cordeiro (renata.cordeiro@hgf.ce.gov.br / 85 3101-7086, 9233-3323)