A mobilização, no HGF, da XIV Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos foi um sucesso
28 de setembro de 2012 - 16:58
A programação contou com a presença do Diretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros, que falou que “o gesto de doação não salva apenas uma vida, mas, várias vidas. O Ceará está em segundo lugar em doação de órgãos, fruto da organização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). Tudo isto, também, é devido ao trabalho da Organização de Procura de Órgãos (OPO), uma instituição financiada pelo Ministério da Saúde, que otimiza essas doações, porque não adianta somente os doadores terem vontade de doar é necessário que haja estrutura para receber esses órgãos. Inauguramos, há pouco tempo, a Central de Perfusão, a primeira da América Latina. Sua função é reproduzir o funcionamento natural do rim, para que eles tenham mais tempo fora do organismo vivo. Outro trabalho essencial para o Hospital é da CIHDOTT, que faz a sensibilização aos familiares do doador”.
De acordo com a coordenadora da CIHDOTT, Suzana Maria Aquino, “o trabalho da Comissão é na retaguarda, antes do acontecimento do transplante, ou seja, chegar junto da família, fazer a entrevista, o acolhimento, saber se naquele momento de dor, sofrimento e luto há condições de fazer esse gesto de solidariedade para salvar outras vidas”.

O evento contou com um momento de oração com a coordenadora do Serviço de Marcação de Consultas e Exames (SAME), Elenir Pereira, os pacientes foram presenteados com rosas vermelhas e cantaram e dançaram o som, ao vivo, de uma das integrandes do Projeto Rim-Art do HGF, Helena Faustino, e do auxiliar de enfermagem, Paulo Roberto Rodrigues. Helena é transplantada e deu uma palavra de incentivo àqueles que serão doadores a tomando como exemplo, porque depois que recebeu a doação sua vida melhorou muito.

Estiveram presentes, na mobilização, duas irmãs que doaram as córneas da mãe que faleceu. Maria Rosanete da Silva, 35, afirma “eu acho um gesto muito bonito da minha família inteira aceitar doar, é muito importante ajudar às pessoas”. Silvanete da Silva, 28, diz: “nós devemos nos conscientizar que a doação é um ato de amor, é ter uma parte de alguém que você ama vivo, próxima de você”. Outro caso de doação é da Maria Teresinha Cardoso, 56, que está precisando de um rim. O seu marido será o doador. “O transplante nos permite ter uma qualidade de vida, sabemos que não é a cura, mas a continuação do tratamento e evita de ir para as máquinas de hemodiálise”, diz Maria Teresinha.

Para finalizar o evento, todos se divertiram bastante com o cantor Gerard Presley, cover do Elvis Presley, que gentilmente proporcionou ao HGF uma mega apresentação a fim de divulgar ainda mais a real importância da doação de órgãos.
Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 – 9694.6541)