HGF realiza mobilização para a XIV Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante

25 de setembro de 2012 - 11:28

No próximo dia 28 de setembro, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), realizará uma mobilização em razão da XIV Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. A programação terá início, às 08 horas, no hall do prédio Régis Jucá, localizado no HGF, com a palavra do Diretor Geral do Hospital, Zózimo Luís de Medeiros Silva, e contará com a participação do cantor Gerard Presley, como atração artística. A mobilização tem o objetivo de divulgar, sensibilizar, conscientizar e orientar quanto à doação de órgãos.

A XIV Semana Nacional da doação de órgãos é comemorada pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA), de 22 à 29 de setembro de 2012. No decorrer da semana, ocorrem diversas atividades em vários hospitais do Governo do Estado do Ceará, no interior e na capital, que possuem a CIHDOTT. O evento encerrará, em Sobral, com 1ª Corrida pela Vida “Quem espera pela doação de órgão corre contra o tempo”.

Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), a publicação oficial da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), o Estado do Ceará possui a terceira melhor taxa de doadores de órgãos efetivos do país, além de ser o primeiro em transplante de fígado e segundo em transplante de coração.

Doação de Órgãos

O processo de doação inicia pela identificação de potenciais doadores. De acordo com a Coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HGF, Suzana Maria Aquino Nuvens Furtado, a CIHDOTT é responsável pela identificação de possíveis doadores dentro das instituições, além de ajudar a providenciar meios para diagnóstico de Morte Encefálica (ME), manutenção dos potenciais doadores, acolhimento e entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos. 

Segundo a Lei Nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano, a realização de transplantes ou enxertos de tecidos, órgãos e partes do corpo humano só poderá ser autorizada após a realização, no doador, de todos os testes de triagem para diagnóstico de infecção e infestação exigidos em normas regulamentares expedidas pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a legislação brasileira, a família é quem decide se os órgãos devem ser doados ou não, independentemente da decisão do possível doador em vida. 

Programação

Data: 28 de setembro de 2012

08h – Mobilização geral no hall do prédio Régis Jucá, no HGF.
09h – Palavra do Diretor Geral, Zózimo Luís de Medeiros Silva.
Momento de reflexão sobre o ato de doar.
Agradecimento aos doadores, familiares e profissionais.
10h – Apresentação Artística (Cantor Gerard Presley)
11h – Visita aos setores do HGF, com atividades de divulgação e orientação sobre doação e transplante, realizadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), unidades e ambulatórios de transplantes e associações.

Assessoria de Comunicação do HGF
Renata Cordeiro (renata.cordeiro@hgf.ce.gov.br / 85 3101-7086, 9233-3323)