Orientação para atendimento de funcionário vítima de acidente com perfuro-cortante e material biológico

18 de setembro de 2012 - 15:57

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) oferece, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), orientação para atendimento de funcionário vítima de acidente com perfuro-cortante e material biológico. O manual de condutas foi distribuído para todos os setores do Hospital, contendo condutas a serem postas em prática, em caso de exposição ocupacional a material biológico, ocorrida em acidentes de trabalho.
 

De acordo com o manual, o funcionário acidentado deve ser encaminhado ao SESMT, onde será realizado o registro de atendimento em acidentes de trabalho. O acidentado terá, também, um acompanhamento, em casos de exposição ao material biológico e perfuro-cortante potencialmente contaminado. Segundo a enfermeira do trabalho, Maria das Graças Carvalho Monteiro, diversos são os fatores que acarretam acidentes de trabalho como quedas e ferimentos por manipulações de objetos perfuro-cortantes que, em geral, são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente  capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos diferentes: o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o da hepatite B (HBV) e o da hepatite C (HCV), que são os agentes infecciosos mais comumente envolvidos. A enfermeira, Maria das Graças, complementa, “o serviço especializado já presta atendimento referente a imunização no momento da admissão do funcionário, pois nós solicitamos o cartão de vacina para que as imunizações necessárias sejam devidamente realizadas”.
 
O SESMT é preconizado pelo Ministério do Trabalho e tem por objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade física do servidor no seu local de trabalho. A base para o seu surgimento, no âmbito da administração pública, deu-se pelo Programa Saúde no Serviço Público, que tem como desafio implementar a cultura de preservação, promoção e proteção da saúde física e mental dos servidores. 

Assessoria de Comunicação do HGF

Renata Cordeiro (renata_cordeiro_@hotmail.com / 85 3101.7086)