Arruda Bastos anuncia mais dois bancos de leite humano

20 de agosto de 2012 - 17:23

A saúde da criança no Ceará ganhou um importante reforço nesta segunda-feira, 20 de agosto. O novo Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza foi inaugurado, aumentando para 8 o total de bancos de leite humano no Estado. E o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, anunciou durante a inauguração que a Sesa está preparando mais dois bancos de leite, o do Hospital Regional Norte, que será inaugurado no próximo dia 29 de setembro, e o do Hospital Geral da Polícia Militar, em Fortaleza. “Quanto mais aleitamento, mais proteção às nossas crianças e menor a mortalidade infantil”, disse Arruda Bastos. Ele resgatou indicadores que mostram a importância do aleitamento na redução da mortalidade infantil: “No Ceará, 71,14% dos bebês acompanhados pelas equipes do PSF são alimentados até quatro meses de vida somente com o leite materno, com a mortalidade infantil reduzida para 13,1 por mil nascidos vivos. Quando o aleitamento materno era menor, de 47%, a Taxa de Mortalidade Infantil do Estado era bem maior, de 32 por mil nascidos vivos no ano de 1997”.

Seguramente, o leite materno contribuiu para a redução de óbitos infantis, reforçou o secretário. O diretor do HGF, Zózimo Medeiros, destacou que “o aleitamento é ecológico, natural, e de grande valor para bebês e mães e ainda para os pais que devem participar do processo”. Já o diretor da Rede Íbero-Americana de Leite Humano, Aprígio Guerra de Almeida, focou suas palavras na qualificação dos profissionais do banco de leite humano do HGF e não escondeu a satisfação de conhecer o novo banco de leite: “o banco, além de bem estruturado, equipado, moderno, conta com uma equipe de profissionais que são referência também fora do Estado pelo perfil de vanguarda e de compromisso com a saúde das crianças”.      

Emoção

A equipe de profissionais mexeu com a emoção dos convidados na inauguração do banco de leite humano. Organizou a apresentação de Paula Aragão de Carvalho, que com a música “se essa rua fosse minha”, puxou um cordão de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos no corredor do novo Banco de Leite, sensibilizando para a doação de leite. Balões nas cores rosa e azul foram soltos e deram um toque especial ao momento.      

Mais investimentos

No último dia 8 de agosto o governador Cid Gomes autorizou Rid=”mce_marker”49 mil Reais para mais investimentos no Banco de leite Humano do HGF. Serão adquiridos veículo exclusivo para captação de leite, câmaras para manuseio do leite ordenhado, termômetros digitais, refrigerados com controle de temperatura, equipamentos de informática e capacitação de pessoal. O Ministério da Saúde investiu R$34 mil na aquisição de equipamentos do banco.  

Ver galeria de fotos