Banco de Leite Humano é inaugurado no HGF
14 de agosto de 2012 - 18:41
No dia 20 de agosto, será inaugurado o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A ocasião contará com as presenças do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, do coordenador da Rede Ibero-americana de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, e da madrinha da doação de leite materno, Maria Paula Fidalgo. O Banco de Leite Humano representa uma solução de eficácia comprovada para o problema dos recém-nascidos e lactentes internados nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI) neonatais, que não dispõe do aleitamento ao peito e dependem prioritariamente do leite humano.
Os Bancos são serviços especializados vinculados aos hospitais com atenção materna e/ou infantil. Tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno, contribuir para a redução da mortalidade infantil, além de reduzir o tempo de internação dos recém-nascidos. O processo é fundamental para garantir uma alimentação de qualidade aos bebês prematuros, internados nas UTIs neonatais.
O Ministério da Saúde liberou recursos para a implantação do Banco com 14 equipamentos permanentes, por meio da contribuição da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoio técnico da Secretaria da Saúde (SESA), totalizando um investimento de R$ 34 mil.
O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, autorizou, no dia 8 de agosto, R$ 149 mil para a estruturação do Banco de Leite Humano do HGF. Serão adquiridas câmaras para manuseio de leite humano ordenhado, termômetros digitais, refrigeradores com controle de temperatura, veículos, equipamentos de informática, materiais permanentes e capacitação de pessoas.
O Hospital Geral de Fortaleza já conta com um Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno e, desde 2005, é reconhecido pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) como Hospital Amigo da Criança. O BLH vai assegurar um processamento mais rápido do leite, contribuindo para garantir um maior estoque e otimizando a captação de doadores.
Como funciona o aleitamento materno no HGF
O Serviço de Neonatologia (SENEO) do HGF funciona, atualmente, com 18 leitos de alto risco e 16 leitos de médio risco, uma unidade mãe-kanguru com 4 leitos, com perspectiva para abertura de mais 10 leitos de alta complexidade. Conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiológicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e psicóloga envolvidos com a promoção do aleitamento materno.
No interior da unidade neonatal as mães são contempladas com uma sala de ordenha que funciona 24h com uma profissional de enfermagem exclusiva para acompanhar e orientá-las na realização da ordenha mamária, na qual coletam leite materno destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação ao Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH).
O PCLH recebe em torno de 420 litros de Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) anualmente, de aproximadamente 40 doadoras, internas e externas, a cada mês. O LHOC, após pasteurização no banco de Leite do Hospital César Cals, é distribuído para crianças internadas no HGF.
As mães, após alta hospitalar da maternidade, já saem com o primeiro retorno agendado para o Núcleo de Aleitamento Materno (NUAM), onde continuam recebendo apoio para manter amamentação. No último ano, foram realizados pela equipe cerca de 500 atendimentos individuais, 2600 atendimentos de puericultura e 2300 mães participaram de grupos de orientação ao aleitamento materno no pré-natal e no puerpério.
Assessoria de Comunicação do HGF
85 3101.7086 – 9694.6541