A importância do aleitamento materno
27 de julho de 2012 - 17:59
Saiba como funciona a assistência à amamentação no Hospital
Mediante à importância do estímulo ao aleitamento materno, o Núcleo de Aleitamento Materno (NUAM) do HGF realiza, desde o pré-natal, a sensibilização das gestantes sobre a importância da amamentação, especialmente ao recém-nascido de alto risco, uma vez que ajuda na recuperação mais rápida do bebê. Enquanto esperam a consulta, as gestantes participam de palestras realizadas pela equipe de enfermagem, na Sala de Aconselhamento ao Aleitamento Materno do ambulatório de pré-natal.
Após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto, os profissionais da obstretícia incentivam o aleitamento materno promovendo o contato “pele a pele” entre mãe e filho, na primeira hora de vida. Mesmo em casos de cesárea, o bebê permanece com sua mãe na sala de recuperação, o que ajuda a fortalecer a formação do vínculo entre o binômio mãe-filho e incentiva a amamentação. Em seguida, os dois são transferidos, juntos, da sala de parto ao Alojamento Conjunto, onde, de segunda a sábado, uma funcionária fica responsável, exclusivamente, para realizar as orientações sobre aleitamento materno, assim como fornecem ajuda prática às mães internadas.
Em caso de intercorrência, o recém-nascido é encaminhado para a UTI e, para apoiar essa mãe a amamentar, um profissional capacitado fica disponível, durante 24 horas, para levá-la à UTI, a cada 3 horas, onde as mães têm acesso livre para ficar com seus bebês e amamentá-los, quando possível.
Assessoria de Comunicação do HGF