50 anos da Constituição Sacrossanctum Concilium: veja como foi no HGF
25 de julho de 2012 - 14:13
No último dia 21 de julho, na Capela do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), foi realizado um encontro para comemorar os 50 anos da Constituição Sacrossanctum Concilium realizado pela Conferêcia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente à Rede Celebra. O intuito foi conversar, trocar experiência e receber orientações sobre Celebração Religiosa Ecumênica buscando, também, esclarecer a reorganização nas atividades religiosas do Hospital.
De acordo com o Driretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros, o encontro é fonte adicional de profundos conhecimentos, sugestões oportunas e sabedoria testemunhal de convivência respeitosa, e união entre todos os povos crentes em Cristo. A ministração do evento foi feita pelo Bispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Edmar Peroni: “Nós viemos conversar sobre como celebrar a fé em uma capela ecumênica, ou seja, onde outros grupos, também, são chamados a rezar e celebrar a sua fé. É a primeira vez que fazemos o encontro em um hospital para conversar com as pessoas que tentam cuidar dessa capela, e sobre como elas viverão a experiência da sua fé no hospital”.
Entre os presentes no evento, estava a Assistente Social do HGF, Ana Rosa Alves da Silva: “Nós trabalhamos nesse hospital com muitos funcionários e, com certeza, têm pessoas de outras religiões. Esse espaço tem que ser melhor aproveitado para dá oportunidade às outras pessoas, assim como aos acompanhantes e até aos próprios pacientes.” Por sua vez, a Assistente Social do Hospital Waldemar Alcântara, Rita de Cássia Silva Alves, afirma: “Nós viemos à convite do HGF e por interesse do próprio Hospital Waldemar Alcântara de saber como os outros hospitais trabalham essa questão da religião vinculada a um trabalho assistencial”.
Outros participantes do encontro falam a respeito do Ecumenismo no Hospital: Frei Nicolau Peres, do grupo Rede Celebra, afirma: “Sabemos que o ser humano é completo, tem a parte física e a espiritual, então é importante zelar melhor por essa parte espiritual, a partir das pessoas que acreditam em Cristo poderem levar àqueles que trabalham no Hospital, aos doentes e aos seus familiares, a celebrar, na capela, esse lado espiritual”. Francisco José Cavalcante, também, membro do grupo, afirma: “O encontro, no Hospital, é importante para que haja um espaço aberto e com pessoas preparadas para acolher integrantes de diversas religões que frequentam o Hospital”.
A Catequista da Comunidade de Caucaia, Maria Alexandra Mesquita, relata: “como no Hospital têm pacientes de diversas religiões e seitas é importante que quem trabalha no local acompanhe essas pessoas e tenha um pouco desse conhecimento, para não constranger o paciente quando for falar de Deus e saber como se direcionar a ele.
Assessoria de Comunicação do HGF
Rafaele Esmeraldo Menezes (rafaele.menezes@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 – 9694.6541)