Na UPA população tem atendimento digno e de graça, diz governador

28 de junho de 2012 - 09:57

“A população do Canindezinho e de bairros vizinhos passa a ter atendimento respeitoso e digno na hora de uma urgência e emergência agora com a UPA”, disse o governador Cid Gomes na noite da última quarta-feira, 27, durante a inauguração da quarta Unidade de Pronto Atendimento construída em Fortaleza pelo Governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde. No Canindezinho, bairro da regional V, não havia nenhuma unidade de saúde. O hospital mais próximo fica em outra regional. É o Frotinha da Parangaba, na regional IV. O posto de saúde mais perto fica em outro bairro, no Conjunto Esperança. Entre os casos de urgência e emergência que podem ser resolvidos na UPA 24h, Cid Gomes citou exemplos: “quando o menino se queimar, quando surgir de uma hora para outra uma forte dor de barriga, quando a pressão arterial subir muito”.

 
Destacando que “todos os serviços são de graça e que a UPA já começa a funcionar logo após a inauguração”, o governador falou da avançada tecnologia para realização dos exames: “os equipamentos que foram instalados aqui são o que há de mais moderno, semelhantes o que existe nos melhores hospitais”. Só na aquisição de equipamentos o Governo do Estado investiu Rid=”mce_marker”.309.999,60 na UPA 24h do Canindezinho. Nas obras, o investimento foi de R$3.953.131,00.

 
A UPA 24 do Canindezinho fica na Rua 15, esquina com Rua José Dantas Pereira. “Nesse endereço o que havia antes era lixo e mato”, lembrou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos quando da assinatura da ordem de serviço para instalação da nova unidade. “Agora, o que era um terreno baldio foi transformado nessa moderna unidade de saúde, que vai tranquilizar a população porque agora tem perto de casa um pronto atendimento, com cinco médicos em cada plantão”. Arruda Bastos reforçou o compromisso do Governo do Estado em instalar em todos os municípios cearenses com mais de 50 mil habitantes uma UPA 24h.

 
100 mil atendimentos
 
Além do Canindezinho, já existem outras três UPAs 24 horas construídas pelo Governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde em funcionamento na capital. Uma na Praia do Futuro, inaugurada em 22 de março, Autran Nunes, em 19 de abril, e Messejana, em 10 de maio. Em Maranguape funciona a primeira UPA 24 horas inaugurada pelo Governo no Ceará. Juntas, as quatro UPAs realizaram até o último dia 26, terça-feira, 101.238 atendimentos. No interior há nove unidades com as instalações concluídas e sendo equipadas para inaugurações nos municípios de Aracoiaba, Canindé, Caucaia, Crateús, Horizonte, Eusébio, Pecém – em São Gonçalo do Amarante, Pentecoste e São Benedito.
 

No início deste ano, o Ministério da Saúde anunciou mais 16 UPAs para o Ceará, além das 32 já oficializadas pela Secretaria da Saúde do Estado. As UPAs 24 horas integram a nova rede de urgência e emergência em estruturação no Ceará, formada ainda pela universalização do SAMU, com quatro polos regionais.