Setor de Odontologia é premiado na Reunião Científica do HGF

5 de junho de 2012 - 14:55

O Setor de Odontologia do Hospital Geral de Fortaleza conquistou premiação pelo melhor trabalho apresentado durante a 43ª Reunião Científica do HGF, realizada de 22 a 25 de maio. “Reconstrução da Articulação Temporomandibular e Simultâneo Avanço Mandibular com Prótese Total Articular Personalizada” é o título do trabalho premiado. A pesquisa é fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), em convênio com o HGF e Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os estados degenerativos severos da Articulação Temporomandibular (ATM) são decorrentes de traumas na mandíbula (acidentes automobilísticos, parto a fórceps), tumores na região de cabeça e pescoço, doenças autoimunes como Artrite Reumatóide, Artrite Psoríatica, Espondilite Anquilosante, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Escleroderma, Síndrome de Reiter, além das más-formações congênitas como a Microssomia Hemifacial, Treacher-Collins e Pierre-Robin entre outras condições. Os pacientes geralmente apresentam graves quadros de Disfunção Temporomandibular como dor, limitação de abertura bucal, alterações na mordida como mordida aberta anterior e problemas estéticos devido a deficiência mandibular, além de obstruções respiratórias (Síndrome Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono).

Para a reconstrução da ATM é utilizada a tecnologia CAD-CAM, para se prototipar um modelo tridimensional do crânio e face do paciente, que é obtido a partir de uma tomografia computadorizada. Este biomodelo é utilizado como matriz para a personalização da prótese articular feita especificamente para a anatomia do paciente, com potencial de tanto reabilitar a ATM quanto avançar a mandíbula em procedimento cirúrgico único, propiciando benefícios funcionais, estéticos e respiratórios. Esta é uma pesquisa pioneira com prótese personalizadas confeccionadas em território nacional.

Pacientes com necessidade deste tipo de tratamento podem ser encaminhados para triagem no Setor de Odontologia do Hospital Geral de Fortaleza, telefone (85) 3101.3249