Projeto Saliva Artificial completa 10 anos no HGF

3 de maio de 2012 - 14:37

O projeto Saliva Artificial implantado em 2002 no Hospital Geral de Fortaleza, HGF, já beneficiou mais de duzentos pacientes, pessoas carentes que tiveram a diminuição parcial ou total da saliva devido, principalmente, ao tratamento radioterápico contra câncer na região da cabeça e pescoço.

Talvez você nunca tenha dado a real importância que a saliva tem. Para quem a produz normalmente, é difícil imaginar o quanto a falta dela pode ser prejudicial para a saúde. A falta da saliva pode ocasionar desde problemas na fala como o enfraquecimento dos dentes e dificuldades para se alimentar por prejudicar o processo de deglutição. E essa é uma realidade para muitos pacientes que precisaram fazer tratamento radioterápico contra câncer na região da cabeça e pescoço.

Pensando em melhorar a qualidade de vida desses pacientes, o dentista e professor Eliardo Silveira, chefe do serviço de Odontologia do HGF, desenvolveu em parceria com os cursos de Odontologia e Farmácia da Unifor, o Projeto Saliva Artificial, que consiste no acompanhamento odontológico desses pacientes com a distribuição regular de uma saliva sintética produzida no laboratório do Curso de Farmácia, com a supervisão da professora Roxeane Teles, que encontrou uma fórmula estável e adequada para esses pacientes.

Além dos professores Eliardo e Roxeane, o projeto envolve quatro alunos voluntários, sendo três da Odontologia e um da Farmácia. O projeto funciona desde 2002 e atualmente atende cerca de 40 pessoas no setor de odontologia do HGF. Cerca de 200 pacientes já foram beneficiados pelo projeto.

Para o professor Eliardo, o objetivo do projeto não é curar e sim melhorar a qualidade de vida do paciente, aumentando assim sua auto-estima. “Quando vejo um paciente começar a se reanimar a viver em razão disso, é a melhor coisa. A satisfação de vê-los voltar ao convívio social é imensa”, comenta Eliardo.

O aposentado Assis Diogo retirou um tumor da laringe e fez radioterapia. Ele é um dos beneficiados com a saliva artificial. Usa a saliva desde 2004. “Não sentia o gosto da comida, mas com a saliva melhorei, me senti melhor’ – conta.

Para a aluna do curso de Odontologia da Unifor, Carla Welch, é uma experiência prazerosa integrar como estagiária a equipe do Projeto Saliva Artificial. “Já faz quase um ano que faço parte da equipe. Além de prazeroso pelo benefício social, o estágio me faz crescer academicamente. É tirar a teoria de sala de aula e passá-la para a prática.”

Para o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, o projeto Saliva Artificial, além de beneficiar os pacientes, vem fortalecer a misssão da unidade de saúde na produção de conhecimento. “A parceria com a Unifor enriquece a troca de saberes, que é muito importante, e faz com que os profissionais tornem-se cada vez melhores”, ressalta o diretor geral do HGF, Dr. Zózimo Medeiros.

O Projeto Saliva Artificial realiza os atendimentos às terças, quartas e quintas-feiras, no serviço de Odontologia do HGF, no primeiro andar da Unidade Régis Jucá.

Mais informações:
Serviço de Odontologia do HGF –  (85)3101-3249