Ambulatório de TDAH do HGF
18 de abril de 2012 - 12:10
Diante da taxa de prevalência e dos comprometimentos provocados pelo Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, a importância do diagnóstico e do tratamento para os portadores deste transtorno se torna indispensável, o que justifica a criação de um serviço especializado para avaliar e tratar esta população.
Pensando nisso, o HGF implantou em setembro de 2010 o ambulatório de TDAH do HGF, que funciona sempre às terças-feiras nos turnos manhã e tarde no serviço de Psiquiatria, no 1º andar da Unidade Régis Jucá. O encaminhamento dos pacientes é feito através dos ambulatórios do próprio hospital e ainda através dos serviços psicopedagogia das escolas públicas da capital e interior. São realizados cerca de 10 atendimentos por semana. Hoje, cerca de 60 pacientes estão sendo acompanhados no serviço, que utiliza o mesmo protocolo de atendimento do serviço de TDAH do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, USP.
Hiperativo, desatento e impulsivo
TDAH é a condição crônica de saúde de maior prevalência em crianças em idade escolar.
TDAH é o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância.
Estima-se que 4 a 6% da população em idade escolar pode ter TDAH.
Aproximadamente 2% dos adultos podem sofrer de TDAH.
Transmitida geneticamente em 70-95% dos casos
Associada a um desequilíbrio ou deficiência em neurotransmissores (dopamina, Noradrenalina)
Baixa liberação de dopamina em TDAH (Volkow et al, 2003)
Altos índices de comorbidade com transtornos de ansiedade,Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno de Conduta.
O comportamento de uma criança com as características abaixo deve ser avaliado para TDAH:
Temperamento difícil
Irritabilidade mais acentuada diante de manejos rotineiros
Postura agressiva para com os circunstantes
Comportamento audacioso, podendo chegar a provocar acidentes
Não acompanham as tarefas escolares como os demais
Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividade escolares e profissionais;
Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra;
Não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais;
Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
Evitar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades;
Ser facilmente distraído por estímulo alheios à tarefa;
Apresentar esquecimento em atividades diárias.
Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
Evitar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades;
Ser facilmente distraído por estímulo alheios à tarefa;
Apresentar esquecimento em atividades diárias.
Agitar as mãos, os pés ou se mexer na cadeira;
Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado
Correr ou subir em árvores, telhados ou outras situações que envolvam risco;
Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;
Estar freqüentemente “a mil” ou muitas vezes agir como se estivesse “a todo vapor”;
Falar com demasia.
Frequentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas;
Apresentar constante dificuldade em esperar sua vez;
Frequentemente interromper conversas ou se intrometer em assuntos de outros.
Critérios diagnósticos de TDAH
Sintomas de desatenção (seis ou mais persistiram por pelo menos seis meses)
Não presta atenção a detalhes ou erra por omissão em atividades escolares, de trabalho ou outras
Dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
Não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domesticas, ou profissionais
Dificuldade para organizar tarefas e atividades
Reluta envolver-se em atividades que exijam esforço mental constante
Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades
Facilmente distraído por estímulos alheios a tarefa
Apresenta esquecimento em atividades diárias
Sintomas de Hiperatividade (seis ou mais persistirem por pelo menos seis meses)
Agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira
Abandona sua cadeira em sala de aula ou ou quando se espera que permaneça sentado
Corre ou escala em demasia , em situações inapropriadas
Dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer
Está frequentemente “a mil” ou age como se estivesse “a todo vapor”
Fala em demasia
Sintomas de Impulsividade
Dá respostas precipitadas antes das perguntas terem sido completadas
Interrompe ou se intromete em assuntos alheios
Alguns estavam presentes antes dos 7 anos de idade
Algum comprometimento causado pelos sintomas está presente em dois ou mais contexto (escola, trabalho, casa)
Comprometimento clinicamente importante no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional
Tipos de TDAH
TDAH com predomínio de sintomas de desatenção
TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade
TDAH combinado
Diagnóstico
O diagnostico do TDAH é puramente clinico, não existem exames nem testes que possam ser utilizados. O diagnostico diferencial com transtorno do humor bipolar é muito importante pois existem vários sintomas que estão presentes nos dois transtornos como distração, impulsividade, hiperatividade, labilidade emocional, irritabilidade, dificuldade para manter o foco da atenção, falta de julgamento, depressão e comportamentos impertinentes.
O TDAH é uma condição que acompanha 60% a 80% das crianças ao longo da vida, sendo portanto uma condição crônica necessitando controle.
TDAH E COMORBIDADES
TDAH e Depressão entre 15 e 20%
TDAH e transtornos de Ansiedade aproximadamente 25%
TDAH e abuso e/ou dependência de drogas entre 9 e 40%
Problemas de aprendizagem:
disturbio de leitura
distúrbio de matemática
distúrbio de expressão escrita
distúrbio de coordenação desenvolvimental
comprometimento específico de linguagem
distúrbio central auditivo
20% a 25% das crianças com TDAH tem deficits de aprendizagem
Tratamento do TDAH
Os fármacos são essenciais no tratamento do TDAH entretanto a associação de medicamentos psicoterapia e orientações a pais e professores são complementares. A terapia cognitiva comportamental é a que apresenta melhores resultados. Outras formas de terapia não apresentam evidencia cientifica de eficácia.
O Núcleo de Pesquisa em Déficit de Atenção – NPDA
O Núcleo de Pesquisa em Déficit de Atenção, NPDA, foi criado pela psiquiatra Valéria Barreto Novais e Souza em novembro de 2004 no Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, passando a funcionar no Hospital Geral de Fortaleza, HGF, em setembro de 2010, com a coordenação da psiquiatra Valéria Barreto. O Núcleo é um serviço de atendimento especializado em TDAH, referência do Norte e Nordeste.
O NPDA tem como objetivos:
1.Diagnosticar e tratar portadores de TDAH;
2.Desenvolver projetos de pesquisa para uma melhor compreensão do transtorno;
3.Realizar seminários, fóruns para reciclar os profissionais da área de saúde e educação, visando diagnóstico precoce;
4.Promover cursos de capacitação de profissionais para atender esta população e;
5.Combate o preconceito e a descriminação em relação ao TDAH.