Maratona: oito pacientes transplantados em 72 horas no HGF
2 de abril de 2012 - 13:15
Entre os pacientes, estão três crianças que receberam novos rins no dia 26 de março. Todos se recuperam bem.
Oito pacientes receberam nove órgãos no Hospital Geral de Fortaleza, HGF, em um período de 72 horas. A maratona de transplantes começou no domingo 25 de março, à noite, quando foi realizado um transplante de fígado. No dia seguinte, 26, foram realizados um transplante de pâncreas e três crianças receberam um novo rim. A maratona da equipe de transplantes, coordenada pelo chefe da Unidade de Transplantes do HGF, Ronaldo Esmeraldo, prosseguiu no dia 27 com mais dois transplantes, um de fígado e um de rim. No dia 28, mais um paciente foi transplantado pela equipe, recebendo um rim e um pâncreas no mesmo procedimento. Todos os pacientes passam bem.
Três histórias cruzadas
A enfermaria que recebe os pacientes recém transplantados ficou com cara de pediatria. Nos três leitos vizinhos logo na entrada, três crianças começaram a escrever um novo capítulo em suas histórias de vida. Victor Hugo, de 12 anos, de Pereiro, Renato Dantas, também de 12 anos, de Chorozinho e Maria Janaína, de 5 anos, de Amontada, receberam um novo rim no dia 26 de março. A dor e o sofrimento causados pela insuficiência renal crônica agora estão no passado. A solidariedade presente no gesto da família de cada doador mudou o destino dessas crianças. Renato e Janaína receberam os novos órgãos de doadores falecidos. Já Victor Hugo recebeu um rim da própria mãe, que recebeu alta e já está em casa. O pai José Virgínio Campos se divide entre os cuidados com a esposa e com o filho. Esforço que ele realiza com satisfação.
De janeiro a março deste ano, o HGF realizou 36 transplantes de órgãos. Foram 26 transplantes renais, 6 de fígado, dois transplantes duplos(rim e pâncreas) e dois transplantes de pâncreas isolados.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação HGF – (85)3101-7086
@Hospital_HGF