Rede Sentinela em Ação divulga programação para abril
29 de março de 2012 - 13:41
O programa cria uma rede de informações entre profissionais de saúde de todo o país através de uma programação de videoconferências sobre temas atuais, como a segurança do paciente. A programação foi iniciada no mês de fevereiro no HGF
O Programa Rede Sentinela em Ação está divulgando a programação de palestras para o mês de abril de 2012. A primeira videoconferência do mês acontece no dia 3 de abril das 11 às 12h, no mini-auditório Antônio Ferreira de Barros. O tema será “É possível avançar em Farmacovigilância hospitalar? A necessidade do trabalho em rede.”, com o palestrante Albert Figueras, professor da Universidade Autônoma de Barcelona.
Segue programação completa para o mês de abril de 2012:
Programa Rede Sentinela em Ação – Abril de 2012
Local: Mini auditório Antonio Ferreira de Barros
Horário: 11h às 12h
03/04/2012
É possível avançar em Farmacovigilância hospitalar? A necessidade do trabalho em rede.
Palestrante: Prof. Albert Figueras – Universidade Autônoma de Barcelona
10/04/2012
Incorporação da Inovação no SUS
Palestrante: Clarice Alegre Petramale – CONITEC/SCTIE/MS
17/04/2012
BRATS e Saúde & Economia: Ferramentas de avaliação e
divulgação de tecnologias em saúde.
Palestrante: Cintia Maria Gava
Symone Oliveira Lima
24/04/2012
Judicialização na Saúde
Palestrante: Alessandra Vanessa Alves – CONJUR/MS
Sentinela em Ação no HGF
Profissionais de saúde do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, estão tendo a oportunidade de participar do programa Rede Sentinela em Ação, uma promoção da Agência de Vigilância Sanitária, ANVISA, com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e apoio da rede RUTE. O programa cria uma rede colaborativa virtual de educação à distância que tem entre seus objetivos a divulgação dos conceitos de gerenciamento de risco, voltados à segurança do paciente. Através de videoconferências realizadas quatro vezes por mês sempre às terças-feiras, o programa estimula o trabalho em equipe e multiprofissional, debatendo questões como o uso apropriado de tecnologias em saúde, os protocolos e as técnicas para redução e controle de infecções hospitalares. As palestras são geradas e transmitidas à distância pela equipe da telemedicina para mais de 200 hospitais sentinelas de todo o país.
No HGF, os participantes podem conversar ao vivo com os convidados ou enviar perguntas via web. Todos os programas ficam disponíveis para consultas em uma videoteca. A primeira conferência foi realizada no dia 14 de fevereiro no mini-auditório Antero Ferreira de Barros. O tema “Segurança do paciente – ocorrência de eventos adversos em hospitais do Brasil” foi apresentado pelo Professor Doutor Walter Mendes, da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz.
O programa é destinado a profissionais de saúde de nível superior. São oferecidas 30 vagas por turma. As videoconferências acontecem no período de 14 de fevereiro a 18 de dezembro de 2012. Para participar do Programa Rede Sentinela em Ação, é preciso fazer a inscrição no SEAP, apresentando cópia do RG(Carteira de Identidade) e CPF. No ato da inscrição, será preenchida uma ficha de inscrição e um termo de adesão, necessários para viabilizar a matrícula.
Mais informações:
SEAP/ HGF – (85)3101-3183