No dia do Rim, 8 de março, HGF realiza manhã especial junto aos pacientes renais

7 de março de 2012 - 15:24

Integrantes do Projeto Rim Art, do HGF, levam música e informações sobre os cuidados com os rins de forma lúdica e descontraída

O Dia do Rim vai ser lembrado por profissionais e pacientes do HGF com uma programação especial. Às dez horas da manhã desta quinta-feira, 8 de março, integrantes do Projeto Rim Art vão levar suas experiências de vida para outros pacientes renais internados na unidade de saúde.

Na ocasião, haverá distribuição de folders informativos. O evento contará também com música ao vivo, onde as artistas são as próprias pacientes transplantadas.

Hoje, o Hospital Geral de Fortaleza, HGF, realiza cerca de mil hemodiálises por mês. A unidade é também referência nacional nos transplantes renais. É quem mais realiza o procedimento no Norte e Nordeste do país e vem se superando a cada ano desde 2008, quando foram realizados 94 transplantes renais. Em 2009, foram 106, em 2010, 114 e em 2011, 143 pacientes ganharam um novo rim. Este ano, até o dia 6 de março, 20 pacientes ganharam um novo rim pelas mãos da equipe da Unidade de Transplantes do HGF.

Para o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, é preciso aproveitar esta data para chamar a atenção da população para a prevenção dos problemas renais. “Se as pessoas souberem como cuidar melhor dos seus rins, teremos menos pacientes precisando passar por sessões de hemodiálise ou por um transplante. E ouvir as histórias de dor e superação desses pacientes do Rim Art é certamente uma boa forma de levar mais conscientização aos pacientes.” – finaliza.