HGF comemora Dia Nacional do Doador de Córneas
13 de dezembro de 2011 - 15:37
O evento que marcou o dia 13 de dezembro no HGF reuniu familiares de doadores e receptores de córneas
Um momento para agradecer e para compartilhar sentimentos. A dor da perda transformada em solidariedade, através da doação. Foi esse clima de emoção que predominou durante toda a manhã no evento realizado pelo Banco de Olhos do HGF para marcar o Dia Nacional do Doador de Córneas, 13 de dezembro, também dia de Santa Luzia, protetora da visão, segundo os cristãos.
O evento foi iniciado com um minuto de silêncio em homenagem aos doadores, representados no auditório por seus familiares. A seguir, foi executado o hino nacional e formada a mesa de honra. A coordenadora do Banco do Olhos, Marineuza Memória, a médica oftalmologista da equipe de transplantes de córnea do HGF, Marília Araújo, a diretora técnica do HGF, Socorro Macedo, o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros e, representando o secretário da Saúde do Estado, a enfermeira da Central de Transplantes, Mônica Paiva. Na ocasião, o diretor geral do HGF falou da importância da doação de órgãos e tecidos e destacou os bons resultados em doações e transplantes, que segundo ele, só é possível graças à solidariedade das famílias desses doadores. Para Zózimo Medeiros, “é possível que com o aumento no número de doações a fila de espera por uma córnea no Ceará seja zerada em dois anos, o que seria um marco para o Estado”.

A programação seguiu com a exibição de vídeos e com a palestra “Amor e Vida”, com o padre e mestre em Psicologia Francisco Antônio Francileudo, que destacou a importância da gratidão e da caridade por amor ao próximo. Em seguida, familiares de doadores falaram da dádiva que é poder ajudar alguém em um momento de perda. Para Silvana Bezerra, que perdeu o marido Reginaldo há três meses, autorizar a doação das córneas era o mínimo que ela poderia ter feito por ele, uma pessoa, que segunda ela, gostava muito de ajudar as pessoas. Silvana fez questão de comparecer ao evento acompanhada dos filhos Emerson e Érica. Todos traziam a foto de Reginaldo estampada no peito. A declaração do amor que permanece vivo na memória e no coração de cada um. “É muito bom saber que um pedacinho dele continua vivo tornando melhor a vida de alguém.” – conclui Silvana.

Silvana Bezerra e os filhos Emerson e Érica, esposa e filhos do doador Reginaldo Bezerra
O evento foi encerrado com um café da manhã, quando foram sorteados vários brindes entre os participantes.
Mais informações:
Banco de Olhos do HGF – (85)3101-7088