HGF comemora recorde de doações e transplantes no Dia Nacional do Doador de Córneas

9 de dezembro de 2011 - 12:02


Recorde de doações e de transplantes. No Dia Nacional do Doador de Córneas, 13 de dezembro, não faltam motivos para comemorar

 

De janeiro a novembro deste ano, foram realizadas 458 doações de córneas contra as 342 realizadas no mesmo período do ano passado. O número já é maior que todo o registrado em 2010, quando foram consolidadas 382 doações. Quanto ao número de córneas preservadas, qualificadas para realização de transplante, os números também são animadores. Foram 729 de janeiro a novembro deste ano contra as 526 de todo o ano passado. Esses resultados refletem diretamente no número de transplantes realizados no Estado. Foram 669 de janeiro a novembro deste ano. 204 a mais que todo o ano de 2010, quando foram realizados 465 transplantes de córneas.

Com esses números positivos, o Banco de Olhos comemora dois recordes:
Em doações, com 458, superando o último recorde, no ano de 2009, quando foram realizadas 443 doações;
Em transplantes, com 669, superando também o ano de 2009, quando foram feitos 530 transplantes.

 

Programação do Dia Nacional do Doador de Córneas no HGF

Com tantas boas notícias, só resta agradecer aos doadores e familiares, sem os quais esse resultado seria impossível. É o que vai acontecer durante a programação planejada para o Dia Nacional do Doador de Córneas, 13 de dezembro. Um momento para agradecer, para compartilhar sentimentos. A perda para alguns marca o início de uma nova vida para outros. Reforçar a importância da doação de córneas na perspectiva de receptores e familiares de doadores. É assim que o Banco de Olhos vai comemorar o Dia Nacional do Doador de Córneas, 13 de dezembro, no auditório principal do HGF, das 8:30h às 11h.

Durante a programação, um minuto de silêncio pelos doadores, os grandes homenageados neste dia. Em seguida, será formada a mesa de honra com representantes da direção do HGF e da Secretaria da Saúde do Estado. Em seguida, será realizada palestra com o tema “AMOR E VIDA”, com o padre, mestre em Psicologia, Francisco Antônio Francileudo.

Familiares de doadores e receptores de córneas também terão espaço para fazer depoimentos. Uma forma de sensibilizar a todos sobre a importância da doação. O evento será encerrado com um café da manhã.

O Banco de Olhos

Fundado em 30 de Janeiro de 2006, o Banco de Olhos do HGF é único banco de tecidos oculares do estado do Ceará. A criação do Banco de Olhos tem a finalidade de melhorar a qualidade dos tecidos oculares transplantados, dentro dos padrões técnicos e de qualidade que a complexidade do procedimento requer.

O Banco de Olhos funciona 24 horas por dia, atuando em Fortaleza e ainda nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte onde também é feita captação do tecido. O Banco é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes – dentro dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está subordinado à Central Nacional de Captação e Distribuição de Órgãos.

A equipe do Banco de Olhos do HGF conta com  três médicos oftalmologistas, uma enfermeira, um agente administrativo e nove técnicos. A enfermeira do Banco de Olhos, Márcia Vitorino, explica que para ser doador, é  muito simples. Basta manifestar o desejo de ser doador à família, já que esta é a responsável pela autorização, segundo a legislação brasileira.

Segundo informações da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, 453 pacientes estão na fila de espera por uma córneas. (Dados de 5 de dezembro de 2011)

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do HGF – (85)3101-7086
Banco de Olhos do HGF –  (85)3101-7088