Manhã animada e saudável no ambulatório de prematuros do HGF

2 de dezembro de 2011 - 11:07

Música ao vivo, dinâmicas e boas dicas de uma alimentação saudável fizeram parte da programação no ambulatório de prematuros do HGF nesta sexta-feira, 2

 

Uma manhã diferente com muitas novidades. Foi assim que funcionários, pacientes e acompanhantes encontraram nesta sexta-feira o ambulatório de prematuros do Hospital Geral de Fortaleza, HGF. Com uma decoração especial, o setor dedicou este dia para realizar uma confraternização com os pequenos pacientes. A música de Rossicléia Cipriano e José Walmir, funcionários do hospital, deixou o ambiente em clima de natal. A equipe de profissionais contou com o apoio de estudantes de nutrição da Unifor, que realizaram muitas dinâmicas para integrar todos os participantes da festa.

 

Alimentos saudáveis encheram os olhos e agradaram o paladar da pequena Maria Alice, de 2 anos

 

Em seguida, foi servido um lanche. Mas não era um lanche qualquer. Tudo foi cuidadosamente escolhido. Só alimentos naturais. Tinha bolo de cenoura, biscoitos de soja, salada de frutas e um curioso brigadeiro branco, feito com feijão branco, rico em cálcio. A pequena Maria Alice, de 2 anos, que nasceu prematura e é acompanhada no ambulatório a cada três meses, aprovou a receita. A mãe dela, Alexandra Florêncio, garante que Maria Alice tem uma alimentação saudável e promete aprender a nova receita. Para a nutricionista do ambulatório de prematuros do HGF, Lúcia Moreno, é preciso mudar os hábitos alimentares para se prevenir as doenças. E essa mudança começa com as mães. O que se come pode ser determinante para vida saudável, principalmente no caso dessas crianças que já nasceram aprendendo a combater problemas de saúde. “Nós queremos divulgar um novo conceito de festa infantil. É possível ter hábitos alimentares saudáveis sem abrir mão do sabor”- afirma.

 

Crianças e acompanhantes aprenderam como é possível agradar ao paladar sem abrir mão da saúde

 

O ambulatório de prematuros do HGF funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h no segundo andar do edifício Régis Jucá e atende a cerca de 700 crianças. São crianças que nasceram no próprio hospital e que apresentaram alguma intercorrência logo após o nascimento. Muitas são prematuras e precisam de cuidados extras. O serviço, coordenado pela médica Silva Silton, é composto por uma equipe multidisciplinar com vários profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social.

 

A fonoaudióloda Rossicléia Cipriano animando a festa. Ao lado, a nutrricionista Lúcia Moreno embalando a pequena paciente

Mais informações:
Ambulatório de prematuros do HGF – (85)3101-3263