Dia Nacional do Doador de Córneas tem programação definida no HGF

25 de novembro de 2011 - 11:14

No próximo dia 13 de dezembro o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza mais uma campanha em alusão ao “Dia Nacional do Doador de Córneas”. A programação especial contará com diversas atividades com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do ator de doar.

Segundo a enfermeira integrante da equipe do Banco de Olhos, Márcia Vitorino, o dia especial dedicado ao doador terá inicio com um acolhimento aos presentes na abertura do evento, seguido de um momento de silêncio em homenagem ao doador. Logo após haverá a formação de mesa para abertura da programação, que contará com integrantes da direção do HGF, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e do Banco de Olhos da instituição.

Fundado em 30 de Janeiro de 2006, o Banco de Olhos do HGF é único banco de tecidos oculares do estado do Ceará. “A criação do Banco de Olhos tem a finalidade de melhorar a qualidade dos tecidos oculares transplantados, dentro dos padrões técnicos e de qualidade que a complexidade do procedimento requer” explica Márcia.

A programação alusiva ao “Dia Nacional do Doador de Córneas” terá ainda palestra sobre o tema e depoimentos com a participação da família do doador e também do receptor, todos voluntários da causa. A programação especial terá inicio às 8h30 e o encerramento está previsto para as 10h35.

O Banco de Olhos funciona 24 horas por dia, atuando em Fortaleza e ainda nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte onde também é feita captação do órgão. O Banco é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes – dentro dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está subordinada a Central Nacional de Captação e Distribuição de Órgãos. Dados de Janeiro a Outubro deste ano revelam um aumento na doação, se comparado com o ano de 2010, sendo 415 doações em 2011 contra 382 em 2010. No entanto, o número ainda não bate o recorde do hospital obtido em 2009 quando foram captadas 443 córneas. Trabalham junto ao Banco de Olhos do HGF, três médicos oftalmologistas, uma enfermeira, um agente administrativo e nove técnicos.

Para ser doador, ressalta Márcia, é bastante simples, “Basta apenas manifestar seu desejo junto à família, sendo essa a responsável pela autorização, segundo a legislação brasileira” finaliza a enfermeira.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do HGF – (85)3101-7086
Banco de Olhos do HGF –  (85)3101-7088