Rim-Art prepara-se para mais uma exposição de Natal

16 de novembro de 2011 - 12:24

O Rim-Art, projeto destinado a pacientes renais, transplantados ou que ainda aguardam na fila de transplante, prepara-se para mais uma exposição no tradicional bazar natalino promovido pelo Ideal Clube de Fortaleza, no próximo mês de dezembro. O grupo composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) juntamente com os pacientes e familiares já expõem no espaço cedido pelo Ideal há mais de 03 anos. “Estamos com uma expectativa muito boa. Vamos levar um material com ênfase no Natal como bonecos de papai noel, mamãe noel e belíssimas cestas de Natal” explica Helena Faustino, 44 anos que é transplantada há seis anos e, desde então, integra o Rim-Art. Helena considera que exposições como a do Ideal são muito bem-vindas pois, segundo ela, promovem uma valorização ainda maior do trabalho desenvolvido dentro do HGF.

A exposição, que acontece entre os dias 09 a 11 de dezembro, conta ao todo com mais de 70 expositores, sendo que 07 – entre eles o Rim-Art – são convidados e recebem gratuitamente o espaço para expor. A renda obtida com a venda desses objetos é revertida para compra de materiais para confecção de novas peças e o restante é rateado entre os próprios pacientes.

A assistente social Ana Maria Filizola, coordenadora do projeto, explica que o processo de “dar nova vida aos pacientes” envolve diversas técnicas de sociabilidade como as terapias de artesanato, de música, inclusão social e profissionalização. Tais iniciativas se traduzem numa valorização da auto-estima e confiança destes pacientes e promovem um convívio familiar integral e saudável. Instituído há 11 anos no HGF, o Projeto Rim-Art é um exemplo de determinação e superação tanto de sua equipe, quanto dos pacientes envolvidos. O diretor do HGF, Zózimo Medeiros, enfatiza que o Rim-Art é “uma lição de vida para todos, pois provam diariamente que com atitude e amor, limitadas são as dificuldades e não as pessoas”.

Grupo também desenvolve políticas ambientais

Além de prestar total apoio aos pacientes à espera de transplante e também aqueles que já receberam o órgão, a equipe do Rim-Art também se preocupa com o meio ambiente e incentiva e implanta medidas simples que promovem noções de sustentabilidade e preservação.
Com o objetivo de trazer economia e menos poluição, o grupo aboliu o uso de copos plásticos fazendo opção pelas garrafinhas de água. Com esta iniciativa, somente em um mês, foram economizados cerca de 500 copinhos plásticos que iriam para o lixo. “É uma maneira de conscientizar para a importância de tratar com respeito a natureza e o meio ambiente. Esperamos que essa iniciativa seja levada a outros setores do hospital” finaliza Ana Filizola – coordenadora do Rim-Art.

 

Mais informações:
Projeto Rim-Art do HGF – (85) 3101 3295 ou www.hgf.ce.gov.br