Serviço de Urologia do HGF recebe visita de avaliação da SBU
3 de novembro de 2011 - 12:01
A visita aconteceu nesta quinta-feira, 3. A comissão foi recebida pela equipe do serviço de urologia no auditório principal do hospital.
O serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, que tem à frente o médico urologista Fábio Dantas, recebeu nesta quinta-feira, 3 de novembro, a visita da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Urologia, CET-SBU. Os médicos urologistas Samuel Saiovici e Nancy Denicol, da CET-SBU, e Galeno Taumaturgo, presidente da SBU, Seção Ceará, foram recebidos por médicos e residentes da urologia no auditório principal do HGF. Após apresentação do serviço, todos seguiram para uma visita aos setores de internamento, ambulatório e centro de imagens, onde conheceram o serviço de litotripsia digital, o único do estado oferecido pelo Sistema Único de Saúde, SUS.
O Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, após reforma e aquisição de novos equipamentos, recebeu em 2010 credenciamento temporário da Sociedade Brasileira de Urologia com validade de um ano. Com esta nova avaliação, a expectativa é de que o serviço de Urologia receba o credenciamento pleno, concedido quando a avaliação revela que todos os quesitos para uma residência médica de excelência estão sendo atendidos. Neste caso, uma nova avaliação só deverá ser feita após 3 anos. O resultado desta avaliação será divulgado durante o Congresso Brasileiro de Urologia, que acontece de 22 a 26 de novembro em Florianópolis.
O chefe do serviço de Urologia do HGF, Fábio Dantas, explica que o credenciamento “é muito importante para os residentes que passaram a ter titularidade de especialista em urologia pela SBU”. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Seção Ceará, Galeno Taumaturgo, o interesse maior da SBU é de que os residentes saiam melhor qualificados para o mercado. E isso só é possível quando os programas de residência médica também se qualificam. Segundo ele, o HGF é hoje o hospital no Ceará com o maior número de vagas em residência médica em Urologia. Os outros hospitais que oferecem a residência nesta especialidade são a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, UFC.
Sobre o Programa de Residência Médica em Urologia
A Urologia é uma especialidade multidisciplinar onde se faz necessário o ensino e treinamento amplo em clínica e cirurgia com desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, endoscópicas, de imagens e microcirúrgicas.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) procura garantir uma formação completa e abrangente. Nesse sentido, através da Comissão de Ensino e Treinamento (CET) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ampliaram o programa para três anos.
A CET deliberou e aprovou as Normas para Credenciamento junto à SBU, e ainda estabeleceu um Programa Mínimo de Residência Médica em Urologia.
O Programa de Residência Médica em Urologia deve ensinar, treinar e qualificar os residentes para as seguintes áreas dentro da especialidade:
• Andrologia
• Doenças Sexualmente Transmissíveis
• Endourologia e Laparoscopia
• Imagem em Urologia, biópsias dirigidas
• Litíase e Litotripsia
• Transplante renal
• Urologia Feminina
• Urologia Geral
• Uro-neurologia e Urodinâmica
• Uro-oncologia
• Uro-pediatria