Pacientes reumáticos comemoram Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo
19 de outubro de 2011 - 14:32
Vai ser no sábado, 22 de outubro, a partir das 15h no BNB Clube da Santos Dumont
Um momento de integração e uma oportunidade para ter mais esclarecimentos sobre as doenças reumáticas. Esse é o objetivo do encontro promovido pelo GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará. O evento acontece no próximo sábado, 21 de outubro e marca o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, que transcorre no dia 30 de outubro. Médicos do serviço de reumatologia do HGF e pacientes de todo o estado devem participar do evento. Para a presidente do GARCE, Marta Azevedo, a ideia é conscientizar a população para o diagnóstico precoce, o que pode ser decisivo para a manutenção da qualidade de vida do portador de Reumatismo.
O GARCE
O GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará, criado em 2003, é uma entidade sem fins lucrativos, voltada ao voluntariado. Foi idealizada pelo médico reumatologista Walber Pinto Vieira, chefe do serviço de reumatologia do HGF, que viu a necessidade de criar um grupo de apoio aos pacientes reumáticos no estado do Ceará, que pudesse prestar serviços gratuitos e permanentes aos usuários da assistência social, sem qualquer discriminação de clientela, de forma planejada e sistemática. O Grupo tem o objetivo de estimular os pacientes reumáticos, familiares e a comunidade em geral à adesão ao tratamento e a descobrirem opções de enfrentamento da doença através da informação, educação continuada, motivação, apoio psicológico e resgate da autonomia, além de conscientizar o poder público quanto às necessidades sócio-econômicas dos portadores e seus direitos.
Na busca da qualidade de vida dos pacientes, são realizadas palestras informativas, atendimentos em grupos de psicoterapia, pilates, yoga, reiki, além de oficinas de arte, canto, fisioterapia e hidroterapia, tudo com atendimento gratuito através de parcerias.
a socialização através do canto.
Reumatismo
O reumatismo não atinge apenas juntas e articulações, nem somente idosos. Pode também se manifestar em outros órgãos e acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide. A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população. O problema, relacionado à coluna, causa dores nas articulações e rigidez após o repouso.
Como a causa do reumatismo é desconhecida, a população carece de informações para procurar ajuda médica. A maioria dos tratamentos envolve procedimentos não farmacológicos: prática de atividades físicas e controle de peso.
Mais informações:
Marta Azevedo, presidente GARCE – (85)3241-2428