Iniciada a VI Jornada de Fisioterapia do HGF

6 de outubro de 2011 - 12:05

O evento trata da importância do papel do fisioterapeuta nas equipes interdisciplinares do HGF e reúne estudantes e profissionais de saúde de todo o Estado

“A importância da inserção de fisioterapeutas nas equipes interdisciplinares no HGF: efetividade nos resultados” é o tema da VI Jornada de Fisioterapia do HGF, que foi aberta na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório principal do Hospital Geral de Fortaleza, HGF. O evento marca as comemorações pelo dia do Fisioterapeuta, que transcorre em 13 de outubro, data da  aprovação do Decreto Lei nº6316, em caráter federal, outorgando direitos e deveres a esses profissionais e suas responsabilidades.

O evento foi aberto com uma apresentação do Grupo de Chorinho Choramingando, resultado de um trabalho desenvolvido no Espaço Viva Gente, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, STDS. O grupo, formado por adolescentes de 13 a 18 anos que viviam em situação de vulnerabilidade, mostrou talento e desenvoltura ao apresentar clássicos da música popular brasileira, como o “Brasileirinho” e “Aquarela do Brasil”.

Na mesa de honra, a chefe do Serviço de Fisioterapia do HGF, Esmeralda Geromel, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Ricardo Lotif, a presidente da Seção de Estudos e Aperfeiçoamento do HGF, Jane Eyre Azevedo, a diretora técnica do HGF, Socorro Macedo Marques, o superintendente da rede de hospitais da SESA- Secretaria da Saúde do Estado e o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros.

Após a execução do hino nacional, cantado em coro por todos os presentes, Esmeralda Geromel, coordenadora geral da jornada, falou da importância de se valorizar o conhecimento técnico e científico dos profissionais de saúde, objetivo principal deste evento, que ano após ano, tem capacitado fisioterapeutas de forma continuada, com conteúdos teóricos e práticos.

Após os pronunciamentos, teve início a conferência de abertura “Gestão Hospitalar e Perspectivas Profissionais” ministrada pelo diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, que fez uma apresentação da estrutura organizacional do hospital, apresentando números sobre a ampliação da unidade. Ele falou ainda da importância do profissional fisioterapeuta, que trabalha integrado aos demais profissionais de saúde, comprovando a importância da troca de experiências e informações entre os vários profissionais que atuam na promoção da saúde de forma integral.

A VI Jornada de Fisioterapia do HGF prossegue até sexta-feira, 7. Entre os temas que serão debatidos durante o evento, a ventilação não invasiva, o uso das cadeias musculares associado com eletroterapia nas disfunções diafragmáticas, o uso da cintilografia para estudo das técnicas de fisioterapia respiratória e a monitorização gráfica na ventilação mecânica.

O evento é destinado a estudantes e profissionais de saúde de todo o Estado. Além das palestras, estão previstos na programação da jornada workshops com ventiladores Bird Vela, Maquet, Inter Neo e Bipap Sincronyc. A apresentação dos trabalhos científicos será feita de forma oral na sexta-feira, dia 7 de outubro, durante todo o dia. Receberão certificados os autores dos três melhores trabalhos apresentados.

Mais informações:
Serviço de Fisioterapia do HGF – (85)3101-3165