Profissional de saúde do HGF concorre ao Prêmio Saúde 2011

29 de setembro de 2011 - 09:58

 

A luta contra o câncer oral no Ceará,  é tema do trabalho que está entre os finalistas do Prêmio Saúde 2011, da Editora Abril. Um dos autores do trabalho é o cirurgião dentista Eliardo Silveira, chefe do serviço de Odontologia do HGF

A “Luta sem trégua contra o câncer oral no Ceará” é o título do trabalho que tem entre os autores o cirurgião dentista, chefe do serviço de Odontologia do Hospital Geral de Fortaleza, Eliardo Silveira. O trabalho está entre os três finalistas do Prêmio Saúde 2011, promovido pela Revista Saúde! É Vital, da Editora Abril.

 

O Prêmio SAÚDE! 2011 tem o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. Os trabalhos selecionados atendem a critérios como impacto(De que maneira o trabalho ou a instituição melhorou a saúde dos brasileiros? Ele fez diferença para determinada comunidade?), educação para a saúde( A iniciativa inscrita ensina a população, de alguma maneira, a prevenir ou procurar tratamento adequado para determinado problema de saúde?), originalidade( Ela promoveu avanços na pesquisa científica produzindo resultados inéditos ou usou de maneira inusitada recursos médicos já existentes?) e uso de tecnologia(Foi usada alguma nova tecnologia importante para a saúde dos brasileiros?).

O trabalho “Luta sem trégua contra o câncer oral no Ceará”, selecionado na categoria Políticas Públicas foi escolhido pela comissão julgadora entre os 25 melhores na primeira fase de julgamento e ficou entre os três finalistas na segunda fase. Agora, os trabalhos estão sendo votados pelos profissionais de saúde da comissão julgadora e pelo público em geral através da internet, nos sites da Editora Abril.  O resultado final será conhecido no mês de novembro, em evento que será realizado em São Paulo. Todos os profissionais de saúde finalistas receberão um certificado e terão seus trabalhos divulgados na revista SAÚDE! e no site da publicação. As instituições onde os trabalhos finalistas foram realizados também receberão um certificado reconhecendo seu apoio para pesquisas e outras ações capazes de melhorar a saúde dos brasileiros. As equipes responsáveis pelos trabalhos vencedores receberão um troféu e cada um de seus integrantes receberá, ainda, um certificado de vencedor.

Conheça mais sobre o trabalho “Luta sem trégua contra o câncer oral no Ceará”

O trabalho “Luta sem trégua contra o câncer oral no Ceará” foi realizado com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará(SESA), Universidade Federal do Ceará(UFC), Universidade de Fortaleza(Unifor), Conselho Regional de Odontologia do Ceará e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.
O Ceará ocupa a terceira posição entre os estados do Nordeste mais afetados por casos de câncer bucal. Esse tipo de tumor pode ser provocado pelo cigarro, pelo álcool e pelo papiloma vírus humano, o HPV. Em geral os diagnósticos são tardios – uma lástima, já que, em estágios mais avançados, o tratamento é mutilador, com cirurgia e radioterapia. Fala, deglutição e respiração ficam afetadas, com danos psicológicos inevitáveis. Para diminuir essa calamidade, desde 2005, o estado do Ceará tem um programa permanente de diagnóstico e rastreamento de lesões que trabalha para a identificação das populações vulneráveis, ensinando a fazer autoexame de boca, realizando biópsias de casos suspeitos e, claro, tratando os tumores flagrados. Uma força-tarefa da Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza, Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Regional de Odontologia e Santa Casa de Misericórdia do Ceará levou atendimento a mais de 20 mil pessoas no interior do estado. Com isso, aumenta enormemente a chance de descobrir o mal logo no início, iniciando a terapia quando as chances de cura são bem maiores.

Além do chefe do serviço de Odontologia do HGF, Eliardo Silveira, são autores do trabalho: Fabricio Bitu Sousa, Maria Eneide Leitao de Almeida, Lea Maria Bezerra de Menezes, Alexandre Nogueira Simoes, Eveline Turatti, Francisco Wagner Vasconcelos Freire Filho, José Maria Sampaio Menezes Junior, Maria de Fátima Azevedo Sousa, Francisco Ivan Rodrigues Mendes Junior e Marcelo Esmeraldo Holanda.

Concorrem também ao Prêmio Saúde 2011 na Categoria Políticas Públicas, os trabalhos “Eletrocardiograma móvel: minutos que fazem a diferença”(SP) e “Saúde na roça”(GO).

Para votar, acesse o endereço eletrônico www.saude.abril.com.br/premiosaude/2011 , selecione a categoria Políticas Públicas e dê o seu voto.